5 coisas que tem de saber antes de abrirem os mercados

O INE divulga hoje dados sobre as taxas de juro implícitas no crédito à habitação, enquanto o Banco de Portugal revela os últimos valores da balança de pagamentos, relativos a outubro.

Hoje é dia de estatísticas: o INE divulga dados sobre os juros no crédito à habitação e sobre a atividade económica, enquanto o Banco de Portugal revela os dados mais recentes da balança de pagamentos. Do outro lado do Atlântico, os EUA revelam os números semanais das reservas de petróleo.

Juros no crédito à habitação voltam a renovar mínimos?

O Instituto Nacional de Estatística (INE) divulga, pelas 11h00, os últimos dados das taxas juro implícitas no crédito à habitação, referentes a novembro deste ano. Este indicador tem vindo a cair sucessivamente nos últimos meses, fruto da política monetária agressiva adotada pelo Banco Central Europeu para estimular a economia da zona euro. Em outubro, a taxa de juro já estava em 1,038%, o valor mais baixo de sempre.

Produção, vendas e confiança prestam contas

Além dos juros no crédito à habitação, o INE vai divulgar a mais recente síntese económica de conjuntura, com dados sobre a atividade e clima económico em novembro. Os indicadores vão permitir conhecer a evolução da produção e as vendas na indústria ou a confiança dos empresários portugueses, entre outros dados.

EUA divulgam números das reservas de petróleo

A Administração de Informação sobre Energia norte-americano (EIA, na sigla em inglês) divulga, esta manhã, o relatório semanal sobre as reservas norte-americanas de petróleo. Isto numa altura em que a matéria-prima tem negociado em alta, depois de os membros da Organização dos Países Exportadores de Petróleo terem fechado um acordo histórico com outros países produtores para cortar a produção de petróleo e reequilibrar o mercado. Resta saber se os Estados Unidos também estão a cortar na produção.

Novos dados da balança de pagamentos

O Banco de Portugal vai divulgar as mais recentes estatísticas da balança de pagamentos, relativas a outubro deste ano. Nos primeiros nove meses do ano, o saldo conjunto das balanças corrente e de capital situou-se em 1358 milhões de euros, uma queda de quase 790 milhões de euros face ao valor registado no período homólogo.

É hoje que o euro e o dólar chegam à paridade?

O euro caminha a passos largos para a paridade com o dólar. Na terça-feira, chegou ceder para os 1,0376 dólares o valor mais baixo desde 2003. A moeda única está a ser penalizada pela dificuldade do Banco Central Europeu em recuar com os estímulos monetários, perante uma inflação da zona euro que demora em sair da casa dos 0%. É hoje que euro e dólar vão valer o mesmo?

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que tem de saber antes de abrirem os mercados

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião