Eurogrupo retoma negociações para alívio da dívida grega

Negociações com a Grécia para o alívio da dívida vão reatadas.

O presidente do Eurogrupo, Jeroen Dijsselbloem, revelou que as negociações com a Grécia para o alívio da dívida serão reatadas, depois de terem sido congeladas este mês, por causa da decisão de Atenas de reintroduzir o subsídio de Natal para os pensionistas.

Dijsselbloem disse, este sábado, que os credores concordaram reatar as negociações depois de ter recebido uma carta do ministro grego das Finanças, Euclid Tsakalotos, reafirmando o compromisso do Governo em levar a cabo as reformas exigidas no âmbito do terceiro resgate, aprovado em agosto de 2015 — em causa está um empréstimo de 86 mil milhões de euros para evitar a bancarrota.

“Estou feliz por concluir que abrimos caminho… para avançarmos com os procedimentos relativos a uma decisão sobre as medidas relativas à dívida de curto prazo, que serão concluídas em janeiro”, disse Dijsselbloem num comunicado, citado pela Reuters.

Os ministros das Finanças do euro acordaram, no início de dezembro, trabalhar num pacote limitado de alívio da dívida grega, sendo que a maioria das medidas se traduziria na prorrogação dos empréstimos a taxas de juro reduzidas. Esta pacote de medidas equivaleria, sensivelmente, a um corte de 20% no empréstimo de 200 mil milhões de euros até 2060, e simultaneamente adiar a decisão de um alívio mais substancial para depois das eleições na Holanda e na Alemanha, em 2017.

Os credores tinham congelados as negociações como forma de protesto por o Governo helénico ter decidido dar um bónus aos pensionistas, alegando que não tinham sido consultados. Mas o Governo de esquerda de Alexis Tsipras defendeu a medida pelo fato de o país ter ultrapassado os objetivos definidos em termos de corte da despesa e receitas fiscais em 2016.

Uma fonte da zona euro disse à AFP que os ministros irão reunir em janeiro e irão debater um possível alívio da dívida helénica.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Eurogrupo retoma negociações para alívio da dívida grega

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião