Banca e energia arrastam PSI-20 para o vermelho

  • Rita Atalaia
  • 27 Dezembro 2016

Depois de uma pausa para o Natal, os investidores regressaram à negociação. O PSI-20 abriu em baixa de 0,14%, pressionado sobretudo pelas perdas do BCP e do grupo EDP.

Depois de uma pausa para o Natal, os investidores estão de regresso. O PSI-20 arrancou em baixa, penalizado sobretudo pelas perdas da banca e da energia. Isto num dia em que o volume de negociação poderá ser mais fraco, uma vez que o mercado de Londres continua encerrado devido aos feriados da época festiva.

O índice de referência PSI-20 descia 0,14% para 4.629,13 pontos, depois de os investidores terem estado ausentes para a época natalícia. A bolsa nacional está a ser pressionada pela descida de 0,4% do BCP, para os 1,0850 euros. A banca tem estado sob pressão, devido aos problemas no setor em Itália. O BCE já disse que o banco italiano Monte Dei Paschi precisa de 8,8 mil milhões de euros e não dos 5,5 mil milhões até agora identificados.

Mas a energia é que está a ser determinante para o saldo negativo do PSI-20. A EDP perde 0,24% para 2,88 euros e a subsidiária EDP Renováveis cai 0,85% para 5,86 euros. A Galp Energia também recua ligeiramente para os 14,19 euros, numa sessão que continua a ser de ganhos para os preços do petróleo.

Destaque negativo ainda para a construtora Mota-Engil, que recua 1,24%, e para a papeleira Semapa, que cede 1,21% na abertura da sessão.

Na Europa, o dia deve ser de ganhos, com o Stoxx 600 em alta de 0,17%, mas o volume de negociação poderá ser mais fraco do que o habitual. O mercado em Londres continua encerrado e os investidores ainda estão a regressar das férias de Natal.

(Notícia atualizada às 8h16, com mais informação.)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Banca e energia arrastam PSI-20 para o vermelho

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião