Lucky Strike compra Camel por 49,4 mil milhões de dólares

As empresas de tabaco responsáveis pelas marcas Lucky Strike e Camel vão unir-se. A operação vai formar uma gigante na indústria.

Uma das maiores empresas de tabaco do mundo comprou uma das suas principais concorrentes norte-americana, a Reynolds American. A operação foi realizada por 49,4 mil milhões de dólares (46,56 mil milhões de euros), avança a Bloomberg. O negócio vai formar a maior empresa de tabaco, superando a Philip Morris, a dona da Marlboro.

A British American Tobacco (BAT), empresa que detém a marca Lucky Strike, vai ter no seu portefólio também a marca de cigarros Camel, detida até então pela empresa Reynolds American. A BAT já detinha parte da empresa, mas agora tem o controlo total.

A BAT chegou-se à frente para comprar os 58% da Reynolds American, mas teve de desembolsar um grande montante: a proposta em ações e dinheiro avalia cada ação da Reynolds em 59,64 dólares, de acordo com um comunicado da BAT divulgado esta terça-feira.

Esta fusão vem consolidar a indústria de tabaco, cuja procura por cigarros tradicionais está em queda. Além disso, as novas tecnologias aplicadas a esta indústria estão a criar incertezas para as empresas com o perfil dos consumidores a mudar.

Esta aquisição da Reynolds por parte da BAT vai permitir que a empresa consolide a sua posição nos EUA, principalmente no mercado dos cigarros eletrónicos. A BAT pensa que a operação vai gerar sinergias “relativamente modestas” a nível dos custos. Mais concretamente, de cerca de 400 milhões de dólares.

A British American Tobacco tem estado numa maré de compras: em 2016 comprou a Brazilian Sousa Cruz por 2,4 mil milhões de dólares e financiou a aquisição da Lorillard por parte da Reynolds, uma forma de conquistar os 42% da empresa que agora passam a 100%.

Editado por Paulo Moutinho

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Lucky Strike compra Camel por 49,4 mil milhões de dólares

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião