Promessas eleitorais, quem as cumpriu mais? Guterres e Sócrates

  • ECO
  • 17 Janeiro 2017

Um estudo concluiu que, nos últimos 20 anos, António Guterres e José Sócrates encabeçaram os Governos que mais promessas eleitorais cumpriram. Mas o agora líder da ONU também se destaca pela negativa.

Nas últimas duas décadas, os Governos em Portugal cumpriam uma média de 60% das promessas inscritas nos respetivos programas eleitorais. A notícia está a ser avançada esta terça-feira pela rádio TSF, que cita um estudo pioneiro no país, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) e realizado pelo Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE).

O trabalho divide as promessas eleitorais em cumpridas, parcialmente cumpridas e não cumpridas de todo. Segundo a rádio, os governos no período em análise cumpriram totalmente 50% das promessas e cumpriram parcialmente outros 10% do total. Por cumprir ficam os restantes 40%. Os resultados estão em linha com os de outros estudos semelhantes realizados na Europa.

Este trabalho do ISCTE permite também perceber quem mais promessas cumpriu. De acordo com a TSF, foi António Guterres quem, no primeiro mandato, entre 1995 e 1999, mais promessas cumpriu: cerca de 85%, incluindo as parcialmente cumpridas. No segundo mandato, o número baixa drasticamente, para 45%.

O primeiro governo de José Sócrates foi o segundo com a maior média de promessas eleitorais cumpridas e parcialmente cumpridas, na ordem dos 80%. Em terceiro lugar no pódio surge o executivo de Pedro Passos Coelho, com uma média de 60% e, como nota a rádio, “curiosamente, apesar da intervenção da troika”.

Os desempenhos mais negativos foram mesmo o segundo Governo de António Guterres, mas também os dois governos do PSD em coligação com o CDS encabeçados por Durão Barroso e, depois, por Pedro Santana Lopes, com médias de cumprimento perto dos 30% — de recordar que estes dois últimos caíram a meio da legislatura, pelo que houve menos tempo para cumprir os respetivos programas eleitorais, aponta a TSF.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Promessas eleitorais, quem as cumpriu mais? Guterres e Sócrates

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião