Endividamento da economia recua pelo terceiro mês seguido

  • Margarida Peixoto
  • 19 Janeiro 2017

Tanto o setor público, como o privado estão menos endividados. Ainda assim, a economia portuguesa, excluindo os bancos, ainda deve 717,2 mil milhões de euros.

O endividamento da economia recuou em novembro pelo terceiro mês consecutivo. Excluindo os bancos, a dívida é de 717,2 mil milhões de euros, o valor mais baixo desde junho de 2016. Os dados foram revelados esta quinta-feira pelo Banco de Portugal.

Conforme explica o banco central, a redução do endividamento ficou a dever-se sobretudo ao setor público, embora o setor privado também tenha contribuído para esta descida. Ainda assim, o setor público mantém 309,2 mil milhões de euros de endividamento, enquanto o privado é responsável por 408 mil milhões.

“O endividamento do setor público diminuiu devido à redução do financiamento externo, que foi parcialmente compensada pelo incremento do financiamento dos restantes setores, com destaque para o setor financeiro e particulares”, acrescenta ainda a nota de informação do Banco de Portugal.

pib-01

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Endividamento da economia recua pelo terceiro mês seguido

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião