5 coisas que tem de saber antes de abrirem os mercados

  • Ana Luísa Alves
  • 25 Janeiro 2017

Com os resultados empresariais ainda a serem conhecidos, tanto nos EUA como na Europa, há indicadores económicos relevantes na maior economia da Zona Euro. Isto no dia em que arranca mais um G-20.

Os resultados vão continuar a determinar o rumo dos mercados, tanto do outro como deste lado do Atlântico, com foco no Santander e no Santander Totta. Isto num dia em que são conhecidos novos indicadores económicos na Alemanha, país que alberga mais uma conferência do G-20. Neste primeiro dia, as atenções deverão centrar-se no que têm a dizer os banqueiros centrais, especialmente Mark Carney.

Governador do BoE na conferência do G-20

O Governador do Banco de Inglaterra (BoE), Mark Carney, vai discursar na conferência do G-20, organizada pelo Deutsche Bundesbank, intitulada “Digitalização financeira, inclusão financeira e educação financeira”. Mark Carney deverá apresentar a evolução do PIB britânico no quarto trimestre (e no total do ano passado), isto numa altura em que se prepara a saída do Reino Unido da União Europeia. A conferência conta ainda com os discursos do presidente do Bundesbank, Jens Weidmann, o ministro das Finanças alemão, Wolfgang Schaeuble, entre outros.

Quanto subiu a avaliação bancária?

O INE divulga os dados do último inquérito à avaliação bancária na habitação relativo a dezembro. Este indicador é revelado mensalmente e indica o preço médio a que os bancos avaliam as casas para efeitos de concessão do crédito à habitação. A avaliação bancária tem vindo a apresentar uma tendência de subida, sendo que em novembro se fixou em máximos de cinco anos, sendo reflexo do aumento do número de operações, mas também da recuperação dos preços no setor imobiliário em Portugal.

Época de resultados, agora também na Europa

Nos EUA, a época de apresentação dos resultados prossegue. Vão ser revelados, esta quarta-feira, os números da AT&T, mas também da Qualcomm e da Boeing, mas também começam a ser conhecidas as contas deste lado do Atlântico. O Santander, em Espanha, vai apresentar os seus resultados referentes ao exercício de 2016, isto ao mesmo tempo que o Santander Totta dá a conhecer as contas referentes a Portugal. António Vieira Monteiro, presidente do banco, revelará os lucros obtidos durante o último ano, isto um dia antes de o BPI dar também a conhecer os frutos da atividade ao longo do ano passado.

Como anda a confiança das empresas alemãs?

O Ifo Institute vai revelar esta quarta-feira a evolução do índice de confiança das empresas alemãs. Este índice permitirá a primeira leitura sobre o otimismo, ou não, das empresas da maior economia da Europa deste ano. O índice que mede a confiança dos empresários alemães subiu em dezembro para 111 pontos, face aos 110,4 pontos registados no mês anterior, sendo que os economistas consultados pela Bloomberg antecipam uma nova subida na primeira leitura de 2017 para 111,3 pontos, o que a confirmar-se será um máximo de 2011.

Reservas semanais de energia

Nos EUA, a Administração de Informação de Energia vai divulgar as reservas semanais de petróleo, um indicador que permite avaliar o consumo da maior economia do mundo. Os dados revelados surgem numa altura em que o acordo assinado pelos países-membros da OPEP para limitar a produção do ouro negro de forma a equilibrar o mercado está a ser cumprido. Continuam, no entanto, a haver dúvidas dos investidores quanto à manutenção deste corte na oferta, facto que tem levado os preços a aliviarem nos mercados internacionais. Ainda assim, o barril continuar a cotar acima dos 50 dólares.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que tem de saber antes de abrirem os mercados

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião