Impact Hub. Incubadora internacional chega a Lisboa em março

Incubadora e aceleradora de impacto vai ocupar espaço de 500 metros quadrados no Museu da Carris, em Alcântara. Deverá ser inaugurado em março.

team_impact-hub

A incubadora e aceleradora internacional de projetos de impacto e sustentabilidade Impact Hub já tem data de inauguração em Portugal: março de 2017. O projeto conta com o apoio do Montepio e vai ocupar um espaço de cerca de 500 metros quadrados na infraestrutura do Museu da Carris, em Alcântara, Lisboa.

“Portugal está muito bem posicionado em termos de recursos para que possamos ser esta referência a nível nacional e, principalmente, internacional”, explica Filipe Portela, um dos dinamizadores do projeto, na apresentação do Impact Hub Lisbon, esta tarde. O negócio do Impact Hub vai muito além da “venda do metro quadrado”: a ideia é que as dinâmicas dentro do espaço e, da rede em si, possa ser um dos maiores contributos do projeto para a comunidade. “A ideia é que o espaço se pague a si próprio e apenas uma ferramenta e um ponto de encontro entre pessoas”, acrescentou Filipe Portela.

Este espaço pretende ser a âncora da economia de impacto em Lisboa.

Gonçalo Teixeira

Diretor geral Impact Hub Lisbon

A rede internacional de espaços de incubação e aceleração de projetos de impacto criou, em 12 anos, mais de 4600 postos de trabalho em full time, mais de 1250 startups e envolveu, em programas, formações e palestras, cerca de 54 milhões de pessoas em todo o mundo. O projeto internacional nasceu há 12 anos, em Londres, e conta com 81 espaços e uma comunidade de cerca de 15.000 pessoas no mundo inteiro.

Nos planos da equipa de promoção do projeto está a abertura de um segundo espaço, no Porto, em 2018, anunciou Filipe Portela. A ideia é que, no arranque do espaço de Lisboa, o Impact Hub conte com cerca de 60 projetos incubados.

Custou mas foi

Depois de Viena, Estocolmo, Londres, Seattle, Tóquio, S. Paulo, Bucareste, Milão, Madrid, Joanesburgo, Belgrado, Telavive, Bogotá, Oakland e Singapura, Lisboa recebeu pela primeira vez a notícia de que o Impact Hub estaria a chegar em fevereiro de 2016. O projeto, cujo espaço estava previsto para a zona de Marvila, sofreu entretanto alterações, tanto ao nível dos parceiros como do local de instalação.

Depois de repensado e reestruturado o projeto, o Impact Hub instala-se agora em Alcântara, junto ao Museu da Carris.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Impact Hub. Incubadora internacional chega a Lisboa em março

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião