Nintendo: Uma centena de jogos em desenvolvimento para a Switch

O presidente executivo da Nintendo avançou que existem já 100 jogos em desenvolvimento para a Switch. Nova consola pode dar novo fôlego aos estúdios de média dimensão.

A Switch é a nova consola híbrida da Nintendo.Nintendo

Existem já mais de 100 jogos em desenvolvimento para a Nintendo Switch, a nova consola da marca japonesa que deverá chegar ao mercado a 3 de março. A informação foi revelada pelo presidente Tatsumi Kimishima. De acordo com a Forbes, originalmente, cerca de 50 estúdios estariam a trabalhar em 80 títulos. Agora, o número supera já os 70 estúdios a trabalharem em conteúdos para o aparelho.

Como explica a revista, um dos aspetos que, outrora, ditou o sucesso da PlayStation 2, da Sony, foi a grande variedade de jogos, quer ao nível do género, quer ao nível da faixa etária. Isso aconteceu devido à abundância de estúdios de média dimensão que, embora raros nos dias de hoje, parecem estar a ganhar um novo fôlego com a novidade da Nintendo.

A Nintendo Switch está a gerar buzz entre os fãs da marca e não só. A principal característica prende-se com o facto de ser um aparelho híbrido — isto é, apesar de ser uma consola portátil, pode também funcionar como uma consola doméstica.

Sobre isso, numa conferência de imprensa de apresentação de resultados, Kimishima aproveitou para contestar aquilo que muitos temiam: a Nintendo Switch é de uma linha diferente e não vem para substituir a Nintendo 3DS — uma consola exclusivamente portátil e com dois ecrãs. Para o presidente, a 3DS é um aparelho “com características únicas e diferentes das da Switch”.

Posto isto, a Nintendo aposta agora num modelo mais global de jogos liberalizados. Na prática, comprar um jogo nos Estados Unidos não impede que o mesmo seja jogado numa consola Switch em Portugal, algo que não acontecia até aqui nas consolas da Nintendo, incluindo a 3DS.

De acordo com a Forbes, é agora provável que mais estúdios de jogos se associem à plataforma, criando diversos jogos que poderão ser um motor para o sucesso do aparelho. Isto depois do lançamento do Super Mario Run que, apesar de ser um sucesso no número de downloads da aplicação, desiludiu nas vendas devido ao preço tido como elevado que os jogadores têm de pagar se quiserem desbloquear mais níveis.

A Nintendo apresentou esta terça-feira os resultados relativos ao terceiro trimestre fiscal que terminou a 31 de dezembro. A empresa registou vendas na ordem dos 174,3 mil milhões de ienes (1,4 mil milhões de euros), abaixo das estimativas dos analistas. Nesse período, a empresa teve um resultado líquido de 64,7 mil milhões de ienes (531,7 milhões de euros).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Nintendo: Uma centena de jogos em desenvolvimento para a Switch

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião