Propostas do PCP e do BE para nacionalização do Novo Banco com “chumbo” à vista

  • Lusa
  • 2 Fevereiro 2017

O PCP e o Bloco de Esquerda apresentaram projetos de resolução para nacionalizar o Novo Banco. Mas as suas propostas devem ser chumbadas amanhã no Parlamento pelo PS, PSD e CDS-PP.

Os projetos de resolução de PCP e BE para a nacionalização do Novo Banco, a ser discutidos e votados na sexta-feira na Assembleia da República, devem juntar novamente PS e oposição (PSD e CDS-PP) para o seu “chumbo”.

Segundo fontes partidárias, socialistas, sociais-democratas e democratas-cristãos vão inviabilizar ambas as iniciativas que incluem a conceção de um novo plano estratégico para a instituição bancária. O projeto de resolução dos comunistas refere a “necessidade urgente de assegurar a direção pública do Novo Banco, adquirindo ao fundo de resolução a totalidade do capital, com a respetiva remuneração dos empréstimos concedidos, a nomeação dos órgãos sociais e a elaboração de um plano estratégico para a banca pública que estabeleça os objetivos materiais e temporais”.

O texto bloquista recomenda ao Governo do PS que “proceda à nacionalização do Novo Banco” e “promova e garanta” uma “rigorosa avaliação do seu balanço”, “a melhor defesa dos interesses financeiros do Estado” e “o apuramento consequente de todas as responsabilidades, anteriores e decorrentes da resolução”, além de um “debate alargado e democrático sobre o seu desígnio estratégico”.

Nas suas mais recentes declarações, o ministro das Finanças, Mário Centeno, disse que a venda do Novo Banco avança “com bastante intensidade”, embora escusando-se a fixar uma data limite para a sua conclusão porque tal “nunca é bom nem saudável” num processo de negociação que está a cargo do Banco de Portugal.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Propostas do PCP e do BE para nacionalização do Novo Banco com “chumbo” à vista

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião