Mota-Engil dispara 3% com obra milionária na Tanzânia

Construtora avança depois de ter vencido um concurso para uma obra na Tanzânia. Ajuda a bolsa nacional a brilhar no arranque da sessão, antes de a Fitch se pronunciar sobre Portugal.

A sessão em Lisboa arrancou com as ações da Mota-Engil em aceleração, depois da notícia de que a construtora nacional ganhou um contrato na Tanzânia no valor de 1,02 mil milhões de euros. A manhã animada em Lisboa não tem reflexo na Europa.

O PSI-20, o principal índice português, valoriza 1,98% para 4.586,74 pontos na última sessão da semana. Além da Mota-Engil, cujas ações ganham 3,13% para 1,616 euros, beneficiando da conquista de um concurso na Tanzânia para construção de uma linha de caminho-de-ferro, mais uma dezena de cotadas seguia em terreno positivo. Com destaque para os títulos dos pesos pesados nacionais Galp (+0,81%) e Jerónimo Martins (0,7%).

A obra na Tanzânia é “potencialmente positiva”, diz Nuno Estácio, analista Haitong. “Na nossa conferência ibérica, a mensagem oficial da Mota-Engil foi de que eles tinham alguns potenciais projetos em vista em África, especialmente nos caminhos-de-ferro, mas que ainda estavam dependentes de financiamento. Se as condições financeiras forem garantidas, esperamos que este contrato seja relevante para a carteira da Mota-Engil em África, que representa cerca de 30% do total”, frisou ainda.

Mota acelera com obra milionária em África

Vivendo uma das histórias mais positivas no PSI-20 este ano, as ações da Pharol voltam esta sexta-feira aos ganhos. Avançam 1% para os 0,29 euros, acumulando uma valorização de 41% desde o início de 2017, o melhor desempenho em Lisboa.

No setor financeiro, no dia em que anuncia a afetação dos direitos do aumento de capital, o BCP cede 1% para 0,16 euros. O banco está perto de concluir um reforço de capital de mais de 1.300 milhões de euros com a emissão de mais de 14 mil milhões de ações.

Entretanto, no mercado de dívida secundário, os juros da dívida portuguesa sobem ao início da manhã, antes de a agência de notação financeira Fitch pronunciar-se sobre Portugal. A yield implícita nas obrigações a dez anos, a referência no mercado, sobe dois pontos base mantendo-se acima dos 4%.

“Hoje ao fim do dia, a agência de notação financeira Fitch deverá pronunciar-se sobre o rating da dívida pública portuguesa”, destacam os analistas do BPI no seu comentário de bolsa. “No passado mês de agosto, a Fitch manteve o rating da dívida pública
portuguesa em BB+, o nível mais elevado ainda considerado investimento de alto risco e manteve a perspetiva associada ao rating em estável (nível para onde caiu em Março)”, lembram.

Nas praças europeias, o entusiasmo vivido em Lisboa não tem a mesma intensidade. Os ganhos não vão além de 0,6%, caso da bolsa de Paris. As atenções estarão hoje centradas na publicação do relatório do emprego nos EUA e no índice
PMI relativo à Zona Euro, num dia em que o número de empresas a reportar resultados será muito menor do que nos dias anteriores, salienta o BPI.

O Popular apresentou os piores resultados da sua história. E as ações afundam 7%.

(Notícia atualizada às 8h31)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Mota-Engil dispara 3% com obra milionária na Tanzânia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião