Um português gasta 500€ por mês com o carro

A fatura mensal com o automóvel pode variar, em média, até 344 euros na Europa. Portugal nem é onde é mais expressiva, mas fica, ainda assim, em torno dos 500 euros.

Os combustíveis estão mais caros. E estão a fazer aumentar os custos que as famílias têm de suportar mensalmente com o automóvel, mas não são os únicos a afetar a carteira dos proprietários. Há vários. A fatura varia entre 364 e mais de 700 euros por mês, na Europa. E em Portugal? Nem é onde é mais expressiva. Ainda assim, fica em torno dos 500 euros, de acordo com um estudo da LeasePlan.

Entre os proprietários europeus, os noruegueses são os que mais pagam para conduzir um automóvel. Mensalmente, os noruegueses pagam quase o dobro do que os automobilistas húngaros em veículos a gasolina, 708 e 364 euros, respetivamente”, refere a gestora de frotas no seu LeasePlan CarCost Index 2016.

“A Holanda é o país mais caro para os condutores de veículos a gasóleo. Em média, os holandeses gastam 695 euros por mês no seu veículo a gasóleo. Nos carros a gasóleo, a Hungria é, mais uma vez, o país mais barato (369 euros)”, acrescenta, salientando que o custo médio mensal de propriedade do veículo pode variar até 344 euros entre o país europeu mais caro e o país mais barato analisado.

Portugal está na média europeia nos custos mensais com veículos suportado pelas famílias, mas também pelas empresas. Segundo a gestora de frotas, ter um automóvel a gasolina custa, em média, 525 euros. A gasóleo sai 9,1% mais barato: 477 euros. A diferença mensal é de 48 euros, o que totaliza 576 euros ao final de um ano.

Fonte: LeasePlan

Estes valores resultam da “comparação os custos mais importantes, como o preço de compra, custos de depreciação, reparações e manutenção, seguros, impostos e despesas de combustível, incluindo pneus de inverno, se exigido por lei. A análise é baseada nos primeiros três anos de custos operacionais e uma quilometragem anual de 20.000 km”.

Segundo a gestora, os custos de depreciação representam a maior despesa relacionada com a propriedade de automóveis na Europa (37%). Estes são seguidos pelo Imposto Único de Circulação e IVA que representam 20% da fatura mensal. A seguir vem o combustível, representando 16% do total. Não existe uma discriminação do peso por país, mas se houvesse o combustível seria relevante em Portugal tendo em conta os preços elevados.

Portugal tem dos combustíveis mais caros da Europa, de acordo com os dados da Comissão Europeia. Na próxima semana haverá novos aumentos de preços nos postos de abastecimento em resultado da subida dos preços do petróleo. A gasolina tem margem para aumentar um cêntimo por litro no arranque da próxima semana, enquanto os condutores de automóveis a gasóleo, que são a larga maioria em Portugal, deverão sentir um agravamento em torno de meio cêntimo por litro.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Um português gasta 500€ por mês com o carro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião