PSA manterá postos de trabalho da Opel

  • ECO e Lusa
  • 21 Fevereiro 2017

Se a compra se concretizar, o grupo francês garante que os acordos em vigor vão ser mantidos, nomeadamente os que dizem respeito aos postos de trabalho.

O grupo PSA informou que respeitará os acordos de empresa em vigor na Opel, caso se concretize a aquisição pela empresa francesa do fabricante alemão, segundo um comunicado divulgado hoje. Uma das garantias é a manutenção dos postos de trabalho.

Durante uma reunião na segunda-feira entre responsáveis do grupo francês, incluindo o presidente da direção da PSA, o português Carlos Tavares, e representantes dos funcionários da Opel, foi “reafirmado o seu compromisso de respeitar os acordos existentes em todos os países europeus, bem como de continuar o diálogo com todas as partes”. Os acordos incluem uma garantia de emprego até ao final de 2018 nas fábricas alemãs da Opel.

Após o encontro com Jörg Hofman, líder do sindicato IG Metall, e Wolfgang Schäfer-Klug, presidente do Comité de Empresa Europeu da Opel, o grupo PSA informou que ficou em “evidência o desejo mútuo de encetar um diálogo no interesse do futuro da Opel e dos seus colaboradores”, com um “objetivo comum” de “preparar a recuperação da empresa e das suas marcas emblemáticas”.

Segundo o comunicado, o encontro abordou o “impacto da potencial aquisição da Opel/Vauxhall pela PSA nos acordos existentes, a proteção das infraestruturas e a garantia dos postos de trabalho”.

Wolfgang Schäfer-Klug comentou que “este compromisso e o acordo de continuação das negociações constituem a base das futuras discussões com a PSA” e saudou o interesse no “desenvolvimento sustentável da Opel/Vauxhall como uma empresa independente”.

“Enquanto representantes dos trabalhadores, partilhamos dessa abordagem e estamos prontos a explorar as oportunidades para uma potencial aproximação”, lê-se no comunicado, que cita Carlos Tavares a referir que “a ambição da PSA é fazer da cooperação e da qualidade das relações com os sindicatos uma vantagem competitiva e um fator-chave no sucesso da empresa”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

PSA manterá postos de trabalho da Opel

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião