BCE lucra com a dívida. E o Bundesbank? Não

  • ECO e Lusa
  • 23 Fevereiro 2017

O aumento das provisões para fazer face a riscos resultantes da compra de dívida são a principal justificação para a quebra dos resultados do banco central germânico no ano passado.

O Bundesbank reduziu em 2016 o lucro para 963 milhões de euros, menos 69,8% do que em 2015, por ter aumentado as provisões para cobrir riscos resultantes da compra de dívida, anunciou hoje o supervisor financeiro alemão.

O presidente do Bundesbank, Jens Weidmann, explicou que o banco central aumentou estas provisões em 1.800 milhões de euros, para 15.400 milhões de euros, devido ao risco inerente às taxas de juro.

Estes riscos aumentaram porque cresceram as compras de dívida pelo Bundesbank como parte do programa de compra de dívida do Banco Central Europeu (BCE), salienta a instituição em comunicado. Os riscos associados às taxas de juro produzem desequilíbrios entre o ativo a longo prazo e o passivo de curto prazo.

Os números hoje divulgados pelo banco central germânico surgem uma semana depois de o BCE ter anunciado que no ano passado os seus lucros cresceram 10%, para os 1,19 mil milhões de euros. Um aumento que segundo a entidade liderada por Mario Draghi foi apoiado pelo programa de compra de ativos que tem sido alvo de muita contestação por parte da Alemanha. Para já está previsto que o programa dure até pelo menos dezembro deste ano, data para a qual foi estendido na reunião de dezembro do BCE.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

BCE lucra com a dívida. E o Bundesbank? Não

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião