Bundesbank: juros baixos forçam à tomada de risco

O banco central alemão diz que os custos de financiamento baixos incentivam à tomada de risco, o que pode pôr em causa a estabilidade financeira.

O Bundesbank alerta que o atual contexto de juros baixos pode forçar à tomada de risco e colocar em causa a estabilidade financeira. Isto apesar de o banco central germânico reconhecer que os baixos custos de financiamento são necessários perante o atual contexto de fraco crescimento económico na Europa.

Os bancos e as seguradoras serão os mais afetados caso as taxas de juro subissem de forma rápida, afirma o Bundesbank no relatório de Estabilidade Financeira publicado esta quarta-feira. A entidade liderada por Jens Weidmann, defende que as instituições deverão assegurar que têm almofadas de capital adequadas, e que devem ao mesmo tempo proteger de forma ativa os riscos associados aos contratos que têm com os seus clientes, de modo a assegurarem-se de que mudanças abruptas de preços e das taxas não afetam a sua capacidade de fornecer os serviços financeiros adequados à sustentabilidade da economia.

"No atual cenário económico, há o perigo de os participantes do mercado subestimarem os riscos e falharem em assumir de forma adequada a possibilidade de os preços dos ativos caírem e as taxas de juro subirem.”

Claudia Buch

Bundesbank

“No atual cenário económico, há o perigo de os participantes do mercado subestimarem os riscos e falharem em assumir de forma adequada a possibilidade de os preços dos ativos caírem e as taxas de juro subirem”, afirmou a vice presidente do Bundesbank, Claudia Buch, em comunicado. “Assim, é crucial que os participantes no mercado assegurem que os termos contratuais são adequados e que constroem almofadas suficientemente amplas para absorver perdas que resultem de desenvolvimentos inesperados”, acrescentou a mesma responsável.

O Bundesbank alertou que a futura subida nas taxas de juro podem afetar simultaneamente múltiplas instituições financeiras, assumir uma dimensão sistémica e assim ameaçar a estabilidade financeira.

De salientar que a política prolongada de juros historicamente baixos por parte do Banco Central Europeu fez aumentar as preocupações da Alemanha relativamente à rentabilidade dos seus bancos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Bundesbank: juros baixos forçam à tomada de risco

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião