Yellen: Subida dos juros em março é “apropriada”

  • Juliana Nogueira Santos
  • 3 Março 2017

Se o emprego e a inflação mantiverem o caminho ditado pela Fed, Yellen considera apropriado subir a taxa de juro federal ainda este mês.

Janet Yellen, responsável pela Reserva Federal norte-americana, admitiu esta sexta-feira que, se o emprego e a inflação continuarem a corresponder às expectativas, “é muito apropriado” que os juros sofram uma subida.

“Na reunião deste mês, o Comité vai avaliar se o emprego e a inflação estão a evoluir de acordo com as nossas expectativas. No caso de isso acontecer, um ajustamento da taxa de juro federal é muito apropriada”, afirmou Yellen num comunicado proferido no Executives’ Club em Chicago.

Em 2016, a taxa de juro federal só aumentou uma vez. Este ano espera-se que aumente três vezes, com taxa de desemprego a situar-se nos 4,8% e a inflação a atingir os 1,9%. As políticas seguidas até agora pela Fed têm sido criticadas por muitos, incluindo pelo presidente Trump, que afirma que os juros baixos não são um estímulo para a economia nem para as empresas.

Os mercados já subiram a probabilidade de aumento de juros ainda este mês, dos 40% de há uma semana atrás para os 92%, depois de dois oficiais da Fed terem assinalado que estão prontos para subir os juros. A Reserva Federal irá anunciar se vai haver ou não uma subida nos juros no dia 15 de março, logo após uma reunião interna de dois dias em Washington.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Yellen: Subida dos juros em março é “apropriada”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião