Um ano de presidente Marcelo, zero dias sem aparecer

  • Juliana Nogueira Santos
  • 9 Março 2017

O "presidente dos afetos" comemora esta quinta-feira um ano de mandato e mais de 118 mil menções nos órgãos de comunicação social. Na imprensa escrita, não houve um dia sem uma notícia sobre Marcelo.

Nesta quinta-feira comemora-se o primeiro ano de Marcelo Rebelo de Sousa na presidência. Foi um ano recheado de visitas, de “marcelfies” e de presenças nos órgãos de comunicação social. Aliás, segundo um estudo da Cision, não houve um único dia em que o Chefe de Estado não tenha sido destaque nos jornais, na televisão, na rádio ou na internet.

Assim, durante o período de 9 de março de 2016 a 6 de março de 2017, foram editadas 118.247 notícias mencionando o presidente, sendo que foi na televisão que este mereceu mais destaque, totalizando 1.060 horas de emissão — ou mais 44 dias. Na rádio foram 208 horas dedicadas ao Presidente da República.

Na internet, o “presidente dos afetos” viu o seu nome aparecer em 52.280 peças informativas. Lá fora, Marcelo foi mencionado em 19.733 artigos.

Ainda assim, Marcelo não apareceu no pequeno ecrã em sete dias e a sua voz não foi ouvida na rádio em 37 dias. A sua omnipresença foi mais notável na imprensa escrita, sendo que aí não houve um único dia em que não houvesse uma única menção.

O presidente da república fez-se ouvir em vários assuntos, desde a taxa de juro da dívida soberana até à morte de George Michael, e a comparação com o seu antecessor é clara: no seu primeiro ano, Cavaco apareceu 580 horas de emissão na televisão e 138 horas na rádio. Em termos de imprensa escrita, os valores são semelhantes, sendo que Cavaco Silva foi citado em 14.499 artigos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história e às newsletters ECO Insider e Novo Normal.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Um ano de presidente Marcelo, zero dias sem aparecer

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião