Tabaco ilegal fez Estado perder 100 milhões em 2016
A falta de harmonização fiscal na União Europeia contribui para a perda de receita fiscal em Portugal. Só em 2016 foram apreendidos 198 milhões de cigarros ilegais.
Os cofres portugueses ficaram com 100 milhões de euros a menos em receitas fiscais do tabaco em 2016, segundo escreve esta sexta-feira o Diário de Notícias (acesso livre), com base em estimativas calculadas do tabaco ilegal que terá sido introduzido no mercado nacional. No ano passado, foram apreendidos 198 milhões de cigarros.
Segundo o comandante da GNR, em declarações ao Diário de Notícias, o coronel Magalhães Pereira, a falta de harmonização fiscal na União Europeia joga um papel importante no contrabando de bens como o tabaco, que pode ser fabricado em produção clandestina no leste da Europa e depois ser trazido para os países onde o imposto sobre o tabaco é mais elevado.
Uma outra nova tendência sublinhada pela mesma fonte é o tráfico de folhas de tabaco, que não são tributadas em Espanha e são trazidas para Portugal para serem convertidas em tabaco de enrolar ou em cigarros. Em Portugal, a folha de tabaco deixou de estar isenta de tributação a partir de 2014. “Não foi preciso esperar muito tempo para começarmos a ter problemas”, assinala o coronel.
Daqui para a frente a estratégia da Unidade de Ação Fiscal será de “investigar o património financeiro de suspeitos sempre que haja movimentos superiores a 100 mil euros, para ser possível ressarcir o Estado a tempo, com arrestos de bens”, destacou ainda Magalhães Pereira ao jornal.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Tabaco ilegal fez Estado perder 100 milhões em 2016
{{ noCommentsLabel }}