Offshores: PS chama Paulo Núncio ao parlamento para apurar responsabilidades políticas

  • Lusa
  • 11 Março 2017

Os socialistas querem voltar a ouvir o ex-secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, Paulo Núncio, sobre o caso das transferências para offshores. Há "factos novos", justificam.

O PS anunciou este sábado que vai chamar novamente ao parlamento o ex-secretário de Estado dos Assuntos Fiscais Paulo Núncio para apurar responsabilidades políticas, sobre o caso das transferências não controladas de dinheiro para offshores, perante “factos novos” sobre a sua ligação como advogado à petrolífera estatal venezuelana.

“É urgente apurar as responsabilidades políticas, pelo que iremos chamar Paulo Núncio e Paulo Ralha [presidente do Sindicato dos Trabalhadores dos Impostos] ao parlamento”, afirma o deputado socialista João Paulo Correia, num comunicado do PS hoje divulgado.

Nessa nota à imprensa, lê-se que “o Grupo Parlamentar do PS vai voltar a chamar ao parlamento o ex-secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, Paulo Núncio, na sequência das notícias vindas a público – e não desmentidas – que dão conta de que Paulo Núncio foi advogado durante três anos da empresa petrolífera venezuelana PDVSA Europe, a qual enviou parte significativa dos 7,8 mil milhões para o Panamá através do BES (Banco Espírito Santo)“.

A notícia de que Núncio foi advogado da venezuelana PDVSA foi avançada na sexta-feira, pelo Observador.

O PS salienta que “as notícias referem também que o antigo governante do Governo PSD-CDS fez parte da equipa do escritório de advogados Garrigues na altura em que a empresa se terá instalado no Centro de Negócios da Madeira e foi já na qualidade de secretário de Estado dos Assuntos Fiscais que as transferências para o Panamá através do BES foram feitas”.

“Quando Paulo Núncio foi ouvido na Comissão Parlamentar de Finanças e Modernização Administrativa (COFMA) não revelou nenhuma destas informações. Estes factos são novos, pelo que o PS considera imprescindível clarificar esta situação, uma vez que as estatísticas não foram publicadas pela Autoridade Tributária precisamente na altura em que as transferências foram efetuadas através da empresa petrolífera”, justifica o PS.

Em reação à mesma notícia sobre Núncio, Jerónimo de Sousa, secretário-geral do PCP, recomendou cautela na avaliação que se faz da atuação do ex-secretário de Estado. “Creio que a melhor resposta é de facto continuar a averiguação, aprofundar o esclarecimento, seja em relação ao ex-secretário de Estado, seja em relação a todo um processo que prejudicou naturalmente o nosso país”, declarou Jerónimo de Sousa aos jornalistas.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Offshores: PS chama Paulo Núncio ao parlamento para apurar responsabilidades políticas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião