Atentado em Londres: tudo o que já se sabe

  • ECO
  • 22 Março 2017

Um atentado nas proximidades do Parlamento britânico e do Palácio de Westminster matou pelo menos cinco pessoas: um polícia, o atacante e três civis. Foi ativado o plano "Cobra".

O que se sabe até agora:

  1. Existiram dois incidentes perto do Parlamento britânico: um homem armado com uma faca feriu um polícia, que acabou por morrer, depois de ter atropelado várias pessoas na ponte de Westminster com uma carrinha.
  2. O alegado autor do atentado foi abatido pela polícia depois de um incidente “sério”. É a segunda vítima.
  3. Existem várias testemunhas que viram um carro a dirigir-se para um número de pessoas na ponte de Westminster, antes de se dirigir para as grades do Palácio de Westminster;
  4. Pelo menos 40 pessoas foram feridas, estando a ser tratadas; dois desses feridos graves acabaram por morrer. São a terceira e quarta vítimas confirmadas até ao momento.
  5. O Parlamento está fechado com os deputados dentro dos seus escritórios e na Câmara principal;
  6. A estação de metro de Westminster foi fechada a pedido da polícia. O tráfego no rio Tamisa também.
  7. Já é oficialmente um “atentado terrorista“, de acordo com a polícia.
  8. A polícia londrina afirma que há pelo menos 40 civis feridos mas que só se tratou da ação de um atacante.
  9. Um membro do parlamento inglês e secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros, Tobias Ellwood, tentou reanimar o polícia que foi morto. Os seus esforços estão a ser louvados nos meios de comunicação e nas redes sociais.
  10. Theresa May foi retirada do Parlamento assim que o ataque foi conhecido, e seguiu para uma reunião com deputados. Foi ativado o plano “Cobra”, o segundo mais grave no Reino Unido.
  11. Oito feridos já foram levados para o Kings College Hospital London, avança a BBC. Dois estão em estado grave, os outros seis estão estáveis.
  12. O Parlamento britânico vai abrir amanhã à mesma hora, afirmou fonte do mesmo no Twitter.
  13. No Twitter, duas das hashtags mais populares no momento são #PrayForLondon e #WeAreNotAfraid. Seis dos dez assuntos mais falados são sobre o atentado de hoje.
  14. A identidade do suspeito do atentado já foi revelada por diversos meios de comunicação: chamava-se Abu Izzadeen e era um imã radical, nascido na zona leste de Londres, que incitava ao ódio contra os membros do Parlamento.

O ataque começou quando um carro foi conduzido sobre a ponte de Westminster atropelando e ferindo várias pessoas, incluindo três agentes da polícia”, afirmou Mark Rowley, comissário adjunto e diretor das forças antiterrorismo. “O carro depois bateu perto do Parlamento e pelo menos um homem armado com uma faca continuou o ataque e tentou entrar no Parlamento”.

Entre os feridos contam-se três estudantes franceses do Liceu Saint-Joseph de Concarneau, de 15 e 16 anos, confirmou o primeiro-ministro francês Bernard Cazeneuve pelo Twitter. Várias testemunhas dizem que havia um grupo de estudantes franceses na ponte, segundo o The Guardian.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Atentado em Londres: tudo o que já se sabe

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião