PCP avança com resolução para suspender venda e nacionalizar Novo Banco

  • Lusa
  • 3 Abril 2017

A venda do Novo Banco não está a gerar consenso. O Bloco quer levar o assunto a votos no Parlamento e o PS pediu uma audição urgente de Carlos Costa e Sérgio Monteiro.

O PCP vai apresentar um projeto de resolução no parlamento que recomenda ao Governo a suspensão da venda do Novo Banco e a sua nacionalização, anunciou, esta segunda-feira, o dirigente comunista Jorge Pires.

O membro da comissão política do Comité Central do PCP falava em conferência de imprensa na sede nacional do partido, em Lisboa, após a coordenadora do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, ter marcado para quarta-feira um debate parlamentar de atualidade sobre o processo de venda, defendendo também que o Governo deve levar o assunto a votos na Assembleia da República.

O grupo parlamentar do PS pediu também a audição urgente do governador do Banco de Portugal, Carlos Costa, e do responsável pela negociação da venda do Novo Banco, Sérgio Monteiro, para esclarecerem o negócio.

A venda do Novo Banco ao fundo de investimento norte-americano Lone Star foi anunciada na passada sexta-feira pelo governador do Banco de Portugal, em conferência de imprensa, tendo sido explicada horas mais tarde pelo primeiro-ministro, António Costa, e pelo ministro das Finanças, Mário Centeno.

O grupo norte-americano vai realizar injeções de capital no montante total de 1.000 milhões de euros, dos quais 750 milhões de euros logo no fecho a operação e 250 milhões de euros até 2020, anunciou o governador do Banco de Portugal, confirmando a venda e assinatura dos documentos contratuais por parte do Fundo de Resolução.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

PCP avança com resolução para suspender venda e nacionalizar Novo Banco

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião