5 coisas que tem de saber antes de abrirem os mercados

A REN anunciou um aumento de capital e as ações deverão ser pressionadas por causa do efeito de diluição com a introdução de novos títulos. O INE divulga dados sobre o comércio internacional de bens.

Os investidores deverão penalizar a REN depois de ter anunciado um aumento de capital de 250 milhões de euros através da emissão de novas ações. Esta operação vai servir para financiar a compra dos ativos de gás da EDP. Ainda por cá, o Instituto Nacional de Estatísticas (INE) atualiza os números das trocas comerciais de bens de Portugal com o mundo. E o Banco Central Europeu (BCE), por intermédio do vice-governador, Vítor Constâncio, apresenta o relatório anual da autoridade. Esta será uma oportunidade para perceber o rumo dos estímulos na região.

Bom negócio para a REN?

A gestora da rede elétrica nacional anunciou na sexta-feira que vai comprar a atividade de gás à EDP. Mas, para isso, além do recurso a linhas de crédito, a REN vai chamar os acionistas a participar num aumento de capital de 250 milhões de euros através da emissão de novas ações. O negócio avalia a EDP Gás em 532,4 milhões de euros.

Tréguas antes de leilões

Um mês depois do último leilão de longo prazo, Portugal regressa esta quarta-feira aos mercados. Quer até 1.250 milhões de euros em obrigações a cinco e oito anos, num contexto de tréguas dos investidores em relação ao país. A taxa da dívida a dez anos caiu na passada sexta-feira para o nível mais baixo em dois meses. Vai continuar a descer?

As trocas comerciais com o mundo

O INE divulga as estatísticas do comércio internacional de bens, um relatório que permite perceber a competitividade das empresas portuguesas em termos de exportações. Os dados são relativos a fevereiro. Em janeiro, as exportações dispararam 19,6% em termos homólogos, um ritmo ainda assim menor do que o crescimento das importações.

BCE publica relatório anual

Vítor Constâncio, vice-governador do BCE, apresenta esta segunda-feira o relatório anual da autoridade monetária do euro perante os eurodeputados, numa altura em que crescem as vozes contra a manutenção dos estímulos monetários no bloco da moeda única. O documento apresenta as funções e tarefas do BCE no ano passado. Mas a audição de Constâncio no Parlamento Europeu será a oportunidade de os decisores políticos questionarem o responsável acerca da futura ação do banco central.

Economia global à mesa alemã

A chanceler alemã, Angela Merkel, recebe a diretora do Fundo Monetário Internacional (FMI), o presidente do Banco Mundial e os líderes da Organização Mundial do Comércio e da OCDE para discutir o comércio global num período de crescente protecionismo e nacionalismo económico. Está prevista uma conferência de imprensa para apresentar os resultados do encontro.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que tem de saber antes de abrirem os mercados

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião