Pedro Rebelo de Sousa escolhido para presidente da assembleia geral do BCP

A próxima assembleia geral do BCP já tem data. Será a 10 de maio e Pedro Rebelo de Sousa é o nome proposto para presidente da mesa. Reunião vai confirmar também dois novos administradores.

O advogado Pedro Rebelo de Sousa é o nome proposto pelo Banco Comercial Português para presidente da Mesa da Assembleia Geral, enquanto Octávio Castelo Paulo deverá ficar como vice-presidente. Os nomes foram comunicados à CMVM esta segunda-feira e serão votados na próxima assembleia geral do banco, agendada para 10 de maio, sendo válidos para o triénio de 2017 a 2019.

Pedro Rebelo de Sousa, nascido em abril de 1955, é o irmão do atual Presidente da República. À data, exerce advocacia na empresa que fundou e ocupa cargos de administrador não executivo da Cimpor, presidente do conselho fiscal da Nova Base, entre outros. Somou ainda passagens pela Caixa Geral de Depósitos, pelo Banco Caixa Geral Brasil, pela Galp e pelo Banif. Octávio Castelo Paulo, nascido em março de 1964, também é advogado e administrador não executivo do Standard Bank de Angola.

Além de servir para aprovar e fechar as contas de 2016, a assembleia geral do BCP permitirá confirmar a cooptação do Conselho de Administração dos dois administradores escolhidos pela Fosun, o grupo chinês que é o maior acionista do BCP desde o início do ano. Linjiang Xu, gerente da Fosun Management em Portugal, deverá ocupar o cargo de vogal não executivo, enquanto João Nuno Palma, antigo vice-presidente do Banco Caixa Geral Brasil, ficará vogal executivo.

Quanto vale uma notícia? Contribua para o jornalismo económico independente

Quanto vale uma notícia para si? E várias? O ECO foi citado em meios internacionais como o New York Times e a Reuters por causa da notícia da suspensão de António Mexia e João Manso Neto na EDP, mas também foi o ECO a revelar a demissão de Mário Centeno e o acordo entre o Governo e os privados na TAP. E foi no ECO que leu, em primeira mão, a proposta de plano de recuperação económica de António Costa Silva.

O jornalismo faz-se, em primeiro lugar, de notícias. Isso exige investimento de capital dos acionistas, investimento comercial dos anunciantes, mas também de si, caro leitor. A sua contribuição individual é relevante.

Pedro Rebelo de Sousa escolhido para presidente da assembleia geral do BCP