Primeiras 55 mil liquidações do IRS Automático concluídas hoje

  • Lusa
  • 12 Abril 2017

O IRS Automático permite aceder a uma declaração já preenchida e a sua entrega de uma forma simples e rápida. Até hoje as primeiras 55 mil liquidações ficam concluídas.

O ministro das Finanças, Mário Centeno, anunciou esta quarta-feira que até hoje serão liquidadas 55 mil declarações de IRS Automático relativo, a rendimentos de 2016, em tempo “absolutamente recorde”.

“Os primeiros resultados do IRS Automático estão a surtir efeito. Já houve hoje 5.000 declarações de IRS do ano de 2016 que foram liquidadas em tempo absolutamente recorde e amanhã [quinta-feira] serão liquidadas mais 50 mil declarações”, disse o governante aos jornalistas no final de uma audição na comissão parlamentar de Orçamento e Finanças esta quarta-feira.

Centeno destacou “o enorme impacto” para as famílias portuguesas desta medida. Está a decorrer desde o início do mês e até dia 31 de maio o prazo para os contribuintes com todos os tipos de rendimento entregarem a sua declaração de IRS de 2016.

O IRS Automático, que está disponível para os contribuintes sem dependentes e apenas com rendimentos de trabalho ou de pensões em Portugal e que estejam enquadrados nas restantes condições da lei, permite aceder a uma declaração já preenchida e a sua entrega de uma forma simples e rápida.

As Finanças estimam que para o IRS Automático (que abrange a partir deste ano cerca de um milhão e 800 mil contribuintes) os reembolsos se realizem no prazo máximo de quinze dias após a confirmação da declaração pré-preenchida.

Apoie o jornalismo económico independente. Contribua

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso. O acesso às notícias do ECO é (ainda) livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo rigoroso e credível, mas não só. É continuar a informar apesar do confinamento, é continuar a escrutinar as decisões políticas quando tudo parece descontrolado.

Introduza um valor

Valor mínimo 5€. Após confirmação será gerada uma referência Multibanco.

Comentários ({{ total }})

Primeiras 55 mil liquidações do IRS Automático concluídas hoje

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião