Turistas brasileiros aumentam 50% no início do ano face a 2016

Os turistas brasileiros em Portugal estão a aumentar ao ritmo mais acelerado no início deste ano. Os polacos, norte-americanos, irlandeses e franceses também estão a contribuir para as subidas.

O número de turistas brasileiros está a aumentar mais de 50% este ano face a 2016. Os dados de janeiro e fevereiro mostram uma variação homóloga de 50,7%, segundo o destaque sobre atividade turística de fevereiro divulgado pelo Instituto Nacional de Estatística. Além do Brasil, as principais variações positivas do número de turistas no arranque do ano chegam dos Estados Unidos, Polónia e Irlanda. Os turistas britânicos continuam a liderar o peso total das dormidas, tendo aumentado 5,5%, apesar do Brexit.

“A hotelaria registou 1,1 milhões de hóspedes e 2,8 milhões de dormidas em fevereiro de 2017, a que corresponderam acréscimos de 8,6% e 7,9% (13,8% e 12,7% em janeiro de 2017, respetivamente)”, explica o destaque divulgado esta segunda-feira pelo INE, referindo ainda que “a estada média (2,56 noites) decresceu 0,7%” e que “a taxa de ocupação-cama (35,0%) aumentou 2,5 p.p.”. No total, a subida das dormidas desacelerou, mas o início de 2017 continua a trajetória de 2016, que foi o melhor ano do turismo português.

Fonte: Instituto Nacional de EstatísticaINE

“Nas dormidas totais, o acréscimo foi de 202 mil dormidas em fevereiro (face a igual mês do ano anterior), do qual 54,6% (110,3 mil dormidas) foi gerado pelas dormidas em hotéis de 4 estrelas“, acrescenta o INE, referindo que foram os mercados externos os principais promotores desta subida face a uma desaceleração mais forte no mercado interno. O mercado alemão e sueco registaram quedas em fevereiro, mas foram compensados pelos fortes crescimentos do mercado brasileiro, polaco, irlandês, norte-americanos e francês.

Lisboa continua a ser o destino principal, seguido de perto pelo Algarve e mais longe a Madeira. Contudo, em fevereiro, a principal subida registou-se nos Açores: o aumento das dormidas na região ultrapassou os 14%. Em Lisboa a subida chegou aos 13%.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Turistas brasileiros aumentam 50% no início do ano face a 2016

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião