Fundos comunitários permitiram investir 50 milhões nos bombeiros

  • Lusa
  • 18 Abril 2017

O Ministério da Administração Interna revelou que foram realizados investimentos de 50 milhões de euros, sendo que 45 vieram de fundos comunitários.

O Ministério da Administração Interna (MAI) anunciou hoje que houve um investimento global de 50 milhões de euros nos bombeiros, com uma comparticipação comunitária de 45 milhões.

O MAI refere que o setor passou de quatro candidaturas a fundos aprovadas, em avisos de 2015, para 140 candidaturas aprovadas, nos avisos de 2016 e que, através do aviso que foi lançado em 2016, foram aprovadas 68 candidaturas, sobretudo para a ampliação e remodelação de quartéis de bombeiros, com um investimento global de 29 milhões de euros.

Segundo um comunicado do MAI, no aviso para aquisição de viaturas para combate a incêndios florestais, também aberto em 2016, foram aprovadas 69 candidaturas, correspondendo a um investimento global de 10 milhões de euros e a uma comparticipação de 7,5 milhões de euros.

“Estão a ser também aplicados cerca de cinco milhões de euros de fundos comunitários na construção de Comandos Distritais de Operações de Socorro e de Bases de Apoio Logístico, bem como na construção de instalações e na aquisição de viaturas para o Grupo de Intervenção de Proteção e Socorro da GNR e para a Força Especial de Bombeiros da Autoridade Nacional da Proteção Civil(ANPC).

A estas comparticipações, sublinha o MAI, acrescem cerca de sete milhões de euros no âmbito da criação de redes da floresta contra incêndios.

Por outro lado, a execução dos projetos até dezembro de 2017 permitirá, ainda de acordo com o MAI, uma majoração de 10% no montante da comparticipação comunitária.

Em maio do ano passado, o MAI havia anunciado dois concursos, no valor de 12 milhões de euros, para renovação e construção de quartéis de bombeiros e aquisição de veículos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Fundos comunitários permitiram investir 50 milhões nos bombeiros

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião