Santander emite dois mil milhões de dívida convertível em ações

O banco espanhol vai fazer uma "colocação acelerada" de títulos para reforçar os fundos próprios em dois mil milhões de euros.

O Santander vai emitir dois mil milhões de euros de dívida convertível em ações, numa operação destinada apenas a investidores qualificados, anunciou o banco espanhol, esta terça-feira, em comunicado enviado ao mercado.

“O Banco Santander comunica que a sua comissão executiva acordou levar a cabo uma emissão de participações preferenciais convertíveis em ações ordinárias do banco, em nova emissão”, pode ler-se no comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM). Os acionistas do Santander não terão direito de subscrição preferencial nesta operação, que terá um valor nominal de dois mil milhões de euros, refere o banco.

Estes instrumentos são os chamados CoCos, os mesmos que os bancos portugueses emitiram em 2012 para serem subscritos pelo Estado. Os instrumentos, detalha ainda o Santander, dirigem-se “exclusivamente a investidores qualificados”.

O banco espanhol procura, assim, reforçar os fundos próprios para responder às exigências europeias relativamente à absorção de perdas. Ao longo deste ano e do próximo, o Santander pretende emitir entre 43 mil milhões e 57 mil milhões de euros.

Os termos da operação serão anunciados em breve, diz ainda o banco espanhol. Isto porque o processo será feito através de uma “colocação acelerada”, ou seja, o Santander vai procurar investidores dispostos a comprar estes títulos e fixará um preço final para encerrar a oferta o mais rapidamente possível.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Santander emite dois mil milhões de dívida convertível em ações

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião