Livro Bege: Economia dos EUA está a crescer “moderadamente”

  • Juliana Nogueira Santos
  • 19 Abril 2017

O relatório da Reserva Federal dá conta de um crescimento "modesto a moderado", impulsionado pela confiança dos consumidores.

“A economia expandiu-se a um ritmo modesto a moderado dos princípios de janeiro até meados de fevereiro”. É assim que Reserva Federal define o estado da economia dos Estados Unidos no seu Livro Bege. Este relatório, disponiblizado oito vezes por ano, agrega os dados das 12 delgações da Reserva Federal dos Estados Unidos e mostra uma melhoria generalizada dos indicadores económicos nacionais.

A prosperidade é coletiva

O relatório da Reserva Federal dá conta de uma economia próspera, com os consumidores a gastarem mais e as vendas a retalho e as vendas automóveis a registarem uma subida moderada. Mais fortes estão também os setores do turismo e da energia.

É assim retratada uma economia que está a manter o ritmo de expansão de “modesto a moderado”, com melhorias que se irão sentir na confiança dos consumidores e das empresas. No entanto, o relatório destaca que os empresários se revelaram menos otimistas em relação às perspetivas a curto prazo, comparativamente ao anterior Livro Bege.

Imobiliário abranda

A registar um crescimento menos expressivo está o mercado imobiliário. As vendas de casas abrandaram e alguns distritos registaram baixos inventórios, o que se assmiu como um obstáculo para a procura.

Os preços das casas aumentaram ligeiramente ou mantiveram-se na maioria das regiões, sendo que a construção, tanto residencial como comercial, aumentou “moderadamente”. Os créditos à habitação também foram mais procurados pelos norte-americanos.

Preços mais altos e mais empregos

O preço dos bens e serviços foi o indicador que mais alterações registou relativamente ao relatório passado. Ainda que a maior parte dos distritos tenha afirmado que os preços subiram “moderadamente”, quatro deles registaram uma subida bastante significativa.

Em termos de emprego, e em paralelo com os dados nacionais que mostram uma melhoria forte da taxa de desemprego, a Reserva Federal dá conta de um crescimento no emprego em quase toda a nação, ainda que dois distritos tenham afirmado que pouco terá mudado.

Os salários também melhoraram “modestamente a moderadamente”. O Livro Bege refere ainda algumas dificuldades registadas neste período e que se prendem com a escassez de trabalhadores para as áreas da informática, do turismo e hotelaria, da construção e das indústrias manufatureiras.

Este aumento generalizado dos preços levou a que a inflação atingisse os 2,1%, um patamar aconselhado pela Fed. Isto, em conjunto com as melhorias constantes da taxa de desemprego, levou a que a Reserva Federal subisse a taxa de juro de referência e anunciasse que vão ocorrer duas subidas ainda este ano.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Livro Bege: Economia dos EUA está a crescer “moderadamente”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião