Bloomberg: Portugal é uma “miragem keynesiana”

A teoria económica do economista inglês Keynes assenta no investimento público. Apesar de ter um Governo de esquerda, essa não tem sido a alternativa em Portugal, diz a Bloomberg.

No dia em que a DBRS se pronuncia sobre o rating da República portuguesa, a Bloomberg publica um artigo onde se refere a Portugal como uma “miragem keynesiana”. Apesar de reconhecer a vitória do “melhor défice da democracia”, desde 1974, a análise da agência de notícias internacional alerta que os “keynesianos não deveriam festejar tão cedo”. Porquê? É que o “milagre orçamental” português foi conseguido através da diminuição do investimento público para compensar a queda da receita fiscal.

O investimento público em Portugal em percentagem do PIB desde 1995.Bloomberg

Citando o Conselho de Finanças Públicas, a Bloomberg escreve que o investimento público em 2016 sofreu um corte de 28,9%. “Apenas 2,9 mil milhões de euros foram gastos em estradas, hospitais e semelhantes”, lê-se no artigo. Tal como o ECO noticiou quando o CFP divulgou o seu relatório, o investimento do Estado no ano passado ficou-se pelos 1,6% do PIB, o pior registo pelo menos desde 1995. Em comparação com o período pré-crise, o investimento foi cerca de um terço.

O Governo português está a redistribuir os frutos da recuperação [económica], mas está a falhar em plantar as sementes para uma nova colheita.

Ferdinando Giugliano

Bloomberg

Contudo, “não se deve colocar toda a culpa no Governo português”, admite o artigo, referindo que o investimento que chegou da União Europeia baixou para metade. “Ainda assim o Governo fez pouco para contrariar essa descida“, critica. Na opinião do autor do artigo, a estratégia de Lisboa não é uma alternativa de um modelo de esquerda que resulte num crescimento económico sustentável. “O Governo português está a redistribuir os frutos da recuperação [económica], mas está a falhar em plantar as sementes para uma nova colheita”, conclui.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Bloomberg: Portugal é uma “miragem keynesiana”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião