Partir os bancos de Wall Street? Trump está a estudar

O Presidente dos EUA pretende reavivar a Lei Glass-Steagall que visa a separação entre os bancos de investimento e os de retalho. Diz que está "a olhar para isso neste momento".

Partir os grandes bancos norte-americanos? Sim. Donald Trump diz que está “a olhar para isso neste momento”. O Presidente dos EUA pondera reavivar a Lei Glass-Steagall que visa a separação entre os bancos de investimento e os de retalho.

“Estou a olhar para isso nesse momento”, disse Trump numa entrevista à Bloomberg. “Há algumas pessoas que querem voltar ao sistema antigo, certo? Por isso, vamos olhar para isso”, acrescentou o presidente norte-americano.

Durante a campanha eleitoral, Trump já tinha falado numa versão atualizada da Lei Glass-Steagall, criada em 1933 durante a Grande Depressão. Steven Mnuchin, o secretário do Tesouro e Gary Cohn, conselheiro económico da Casa Branca, que vieram do Goldman Sachs, apoiam a nova versão da lei.

A Lei Glass-Steagall passa pela divisão dos bancos em duas categorias: bancos que apenas recebem depósitos e fazem empréstimos a empresas e famílias, ou seja, bancos de retalho tradicional, e bancos de investimento que assumem maiores riscos. Wall Street está contra a separação.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Partir os bancos de Wall Street? Trump está a estudar

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião