Irmãos Cavaco: credores aprovam recuperação da construtora

  • Lusa
  • 5 Maio 2017

Com uma dívida de 81,6 milhões, construtora viu plano de recuperação aprovado. Maiores credores são o Novo Banco, BCP e Santander. Estes dois juntamente com as Finanças terão votado contra.

O plano de recuperação da construtora Irmãos Cavaco, que prevê o pagamento de todas as dívidas no prazo de 15 anos, foi aprovado por 70,5% dos credores, disse hoje o administrador judicial da empresa, Francisco Duarte.

O documento apresentado pela administração da empresa de Santa Maria da Feira já tinha obtido os votos favoráveis de 56,1% dos credores presentes na assembleia, que decorreu no passado dia 19 de abril.

A estes juntam-se agora os votos favoráveis de quatro dos seis credores que tinham manifestado intenção de votar por escrito, nomeadamente a Caixa Geral de Depósitos, BIC, Segurança Social e Parvalorem, segundo Francisco Duarte.

De acordo com o mesmo responsável, 70,5% dos credores votaram a favor do plano, que obteve assim os dois terços necessários para ser aprovado.

Entre os credores que votaram contra estão o BCP e o Santander Totta – dois dos principais credores – e as Finanças.

O plano agora aprovado prevê o pagamento das dívidas aos credores comuns, nomeadamente bancos, fornecedores e prestadores de serviços em 15 anos, com um período de carência de quatro anos, enquanto os créditos laborais serão pagos em 138 prestações mensais.

A administração da construtora sustentava que a aprovação do plano era “claramente mais vantajosa”, considerando que num cenário de liquidação e venda dos ativos, os credores comuns receberiam “uma percentagem reduzida, senão mesmo nula, dos seus créditos”.

Fundada há 40 anos, a empresa que se especializou em obras hidráulicas, foi oficialmente declarada insolvente em agosto de 2016, depois de o Supremo Tribunal de Justiça ter revogado o segundo Processo Especial de Revitalização, que estava em curso desde 2015.

Nos últimos anos, a empresa levou a cabo um despedimento coletivo com vista a ajustar o número de trabalhadores à sua nova realidade

De acordo com a lista de credores reconhecidos elaborada pelo administrador judicial, a Irmãos Cavaco tem dívidas de 81,6 milhões de euros distribuídas por cerca de 800 credores.

A banca detém quase metade da dívida. O maior credor é o Novo Banco, que reclama uma dívida de 19,6 milhões de euros. Seguem-se o BCP (7,1 milhões de euros), o Santander Totta (7,1 milhões de euros) e a Caixa Geral de Depósitos (3,3 milhões de euros).

A empresa deve ainda 1,9 milhões de euros à Segurança Social e 766 mil euros ao Estado.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Irmãos Cavaco: credores aprovam recuperação da construtora

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião