PSI-20 volta a subir. Bolsa está em bull market

  • Rita Atalaia
  • 5 Maio 2017

A bolsa nacional está em bull market. O PSI-20 já avança mais de 20% desde os mínimos atingidos em novembro.

O PSI-20 está em bull market. O índice de referência nacional já avança mais de 20% desde que tocou mínimos em novembro do ano passado, depois de mais uma sessão de ganhos. Lisboa subiu pela quarta sessão consecutiva, desta vez animada pelo desempenho positivo dos títulos do setor energético e do retalho.

O PSI-20 abriu a desvalorizar 0,41%, mas inverteu o sentido. A bolsa nacional acabou por recuperar, encerrando a valorizar 0,28% para 5.250,32 pontos. Uma recuperação que já coloca o índice a avançar 20,22% desde 14 de novembro, quando atingiu o nível mais baixo do último semestre. Esta é a típica definição de bull market.

O índice de referência demorou a acompanhar o bom desempenho das pares europeias, mas agora já está à sua frente. Desde o início do ano, a praça lisboeta sobe 12,3%, com o BCP a puxar. Já o Stoxx 600 ganha 9,16% desde que o ano arrancou.

A sessão de hoje foi ganhando um tom mais esverdeado à medida que a negociação decorreu. Os títulos do universo EDP foram um dos responsáveis por esta subida. As ações da EDP valorizaram 1,40% para os 3,26 euros, enquanto a subsidiária EDP Renováveis disparou 0,31% para 7,02 euros. A Galp Energia não acompanhou esta tendência. A petrolífera continuou a cair 0,43%, contrariando a subida de mais de 2% dos preços do petróleo.

No retalho, a Jerónimo Martins também contribuiu para o bom desempenho do PSI-20, acelerando 1,55%. O mesmo no BCP. Os títulos do banco liderado por Nuno Amado avançaram 1,77%.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

PSI-20 volta a subir. Bolsa está em bull market

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião