Contribuições atingem valor recorde em 20 anos

  • ECO
  • 12 Maio 2017

Descontos para a Segurança Social e outros regimes aproximaram-se dos 17 mil milhões de euros no ano passado. É o valor mais alto desde, pelo menos, 1995.

As contribuições para a Segurança Social e outros regimes de seguro ligados ao emprego atingiram o valor mais elevado em, pelo menos, 20 anos. De acordo com dados divulgados quinta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), o volume de descontos sobre os salários brutos atingiu 16,9 mil milhões de euros em 2016, 13% acima do valor registado em 2012, no pico da crise, noticia o Jornal de Negócios.

A evolução das contribuições também conta com os 90 milhões de euros que resultaram do perdão fiscal em 2016 (o PERES, Programa Especial de Redução do Endividamento ao Estado) mas, mesmo retirando este valor, os descontos atingem o maior valor desde o início da série iniciada em 1995.

Face a 2015, as contribuições sociais efetivas aumentaram 4,5%. O INE explica que este resultado “está relacionado com o crescimento do emprego e com o impacto positivo nas contribuições devido à reversão da medida de redução das remunerações dos trabalhadores da administração pública.

As contribuições já pesam 9,2% do PIB, o que compara com 9% em 2015 e 7,5% em 1996.

Ainda esta semana, o primeiro-ministro frisou que foram criados 150 mil empregos num ano e apontou para o crescimento das contribuições em 5,5% nos primeiros meses de 2017.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Contribuições atingem valor recorde em 20 anos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião