Produção de automóveis volta a encolher em abril

  • ECO
  • 12 Maio 2017

A produção automóvel nacional recuou em abril. Encolheu 14,7% em relação a 2016, mas o saldo no ano mantém-se positivo.

A produção de automóveis em Portugal travou em abril, depois da recuperação no mês anterior. O número de veículos produzidos ficou 14,7% abaixo do registado no ano passado (caindo para 12.243 unidades), embora se mantenha uma evolução positiva no acumulado do ano: 0,8%. Foi nas categorias de ligeiros e comerciais de passageiros que se assistiu às quebras mais acentuadas.

De acordo com os dados da ACAP, a associação automóvel de Portugal, a produção de automóveis ligeiros de passageiros caiu 16% em abril, na comparação homóloga, recuando em 15,6% (para 3.130 unidades) no caso dos comerciais ligeiros — produção decresceu 5,8% desde janeiro.

Já os ligeiros de passageiros, apesar da grande quebra em relação a 2016, mantêm uma trajetória de recuperação, com um crescimento de 1,3% na produção desde o início deste ano. Em abril, foram produzidas 8.610 novas unidades, ascendendo a 34.009 no total do ano.

Os pesados vão na direção oposta. Embora sejam muito menos as unidades produzidas em comparação com as outras categorias, 503 em abril, a produção aumentou 29,3% em relação a 2016 e ainda mais exponencialmente desde o início deste ano: 58,6%.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Produção de automóveis volta a encolher em abril

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião