Grécia lança iniciativa legislativa para novo pacote de austeridade

  • Lusa
  • 14 Maio 2017

O governo grego vai avançar com novas medidas de austeridade reclamadas pela União Europeia e pelo Fundo Monetário Internacional (FMI).

O governo grego lançou hoje o procedimento parlamentar para a adoção, prevista até sexta-feira, de novas medidas de austeridade reclamadas pelos credores para prosseguirem o financiamento do país e reduzirem a dívida, noticiou a agência grega Ana.

Paralelamente, o governo reviu em baixa as suas previsões de crescimento para 2017, para 1,8% do Produto Interno Bruto (PIB) contra 2,7% previstos na Lei de Finanças e 2,1% da Comissão Europeia, precisou a Ana.

A cifra figura no projeto de enquadramento orçamental 2017-2021, entregue durante a noite no parlamento com o projeto de lei sobre o novo aperto fiscal.

No texto, prevê-se para 2019 e 2020 novos aumentos de impostos e cortes de pensões, pela 14.ª vez desde o início da crise, totalizando 4,5 mil milhões de euros, segundo a Ana.

A adoção, prevista para a noite de quinta para sexta-feira, de acordo com a presidência do parlamento, é reclamada pela União Europeia (UE) e o Fundo Monetário Internacional (FMI) para continuarem os empréstimos ao país e abrirem caminho à renegociação da dívida.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Grécia lança iniciativa legislativa para novo pacote de austeridade

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião