5 coisas que precisa de saber antes de abrirem os mercados

  • Marta Santos Silva
  • 15 Maio 2017

No dia em que ficamos a saber como se comportou a economia portuguesa no primeiro trimestre, a Corticeira Amorim e a Sonaecom também apresentam os seus resultados.

Esta segunda-feira começa com dados do INE que vão mostrar como a economia portuguesa se portou no primeiro trimestre. Haverá também novidades do Banco de Portugal sobre o crédito ao consumo aos portugueses, que tem andado em ciclo de queda, e da Sonaecom e da Corticeira Amorim, que ambas apresentam resultados. Prepare-se para esta segunda-feira nos mercados com as cinco coisas incontornáveis.

INE mostra se economia acelerou

A estimativa rápida do PIB do primeiro trimestre em Portugal chega hoje, pelo Instituto Nacional de Estatística, e as expectativas estão elevadas. Analistas consultados pela Lusa antecipam que este primeiro trimestre deve registar o melhor crescimento desde 2007, esperando-se uma expansão de 0,7% em cadeia e entre 2,4% e 2,7% em termos homólogos, o que seria um sinal de continuação da tendência de aceleração da economia portuguesa.

Crédito ao consumo volta a subir?

O Banco de Portugal apresenta esta segunda-feira o crédito aos consumidores de março. Em fevereiro, os valores recuaram pelo terceiro mês consecutivo, após uma subida registada em novembro que provavelmente estava associada com as festas natalícias. Ficamos esta segunda-feira a saber se é em março que se inverte a tendência, já que os valores mais recentemente conhecidos eram os mais baixos dos últimos sete meses.

Amorim e Sonaecom apresentam resultados

A Corticeira Amorim apresenta esta segunda-feira os seus resultados, e esperam-se bons. De acordo com uma nota da CaixaBI, as vendas devem ter crescido 6% no primeiro trimestre, ajudando a lucros que chegarão aos 17 milhões de euros. Também a apresentar as suas contas dos primeiros três meses do ano hoje é a Sonaecom, que fechara 2016 com chave de ouro — mais lucros e um aumento dos dividendos.

BCE e o Brexit

Daniele Nouy, presidente do conselho de supervisão do Banco Central Europeu, dá uma conferência em Frankfurt esta manhã. A perspetiva da economista fez cabeçalhos ainda na semana passada, quando se mostrou preocupada com uma “corrida até ao fundo” na tentativa de atrair bancos londrinos para o espaço comum após o Brexit.

Merkel e May, duas candidatas, respondem aos eleitores

Na Alemanha, a líder da maior economia europeia tem duas intervenções planeadas esta segunda-feira: Angela Merkel falará aos jornalistas no rescaldo da eleição regional na Vestefália por volta do meio-dia, uma eleição que pode continuar a dar pistas para as legislativas que escolherão o chanceler alemão este ano, e também da parte da tarde, quando falará sobre a formação laboral na era digital. Também no Reino Unido Theresa May, primeira-ministra e candidata a manter esse posto nas eleições antecipadas que convocou, responde a perguntas dos eleitores através de uma sessão ao vivo no Facebook, da televisão ITV.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que precisa de saber antes de abrirem os mercados

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião