Financiamento da Segurança Social: Vieira da Silva contra “aumento da taxação sobre a economia”

  • Cristina Oliveira da Silva
  • 17 Maio 2017

Vieira da Silva admite alterações nas formas de financiamento da Segurança Social mas entende que estas não aconselham "um aumento da taxação global".

O ministro do Trabalho defendeu hoje que a diversificação de fontes de financiamento da Segurança Social não deve significar “um aumento da taxação sobre a economia”.

Perante os deputados da comissão parlamentar do Trabalho, Vieira da Silva voltou a admitir a “taxação dos lucros” no âmbito da diversificação das fontes de financiamento da Segurança Social, mas acrescentou que “isso não deve significar um aumento da taxação global sobre a economia”. “Admito que haja alterações das formas de financiamento que, a meu ver, neste momento não aconselham um aumento da taxação global”, acrescentou o governante, adiantando que foi o Governo PSD/CDS que defendeu um aumento da TSU enquanto cortava pensões.

Os economistas que elaboraram o cenário macroeconómico que serviu de base ao programa eleitoral do PS já defendiam a consignação de quatro pontos percentuais da receita de IRC à Segurança Social.

Em resposta ao CDS, Vieira da Silva começou por dizer que não tem um “pensamento oscilante” no que diz respeito à sustentabilidade da Segurança Social e garantiu que não defende uma nova reforma do sistema. “Percebem a diferença entre uma nova reforma da Segurança Social e gerir de uma forma reformista a Segurança Social?”, perguntou depois.

Para Vieira da Silva, “é possível haver mudanças na Segurança Social sem fazer uma grande reforma”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Financiamento da Segurança Social: Vieira da Silva contra “aumento da taxação sobre a economia”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião