Centeno espera crescimento acima de 3% no segundo trimestre

  • Juliana Nogueira Santos
  • 24 Maio 2017

Em entrevista à Reuters, o ministro das Finanças garantiu que a economia vai crescer mais de 3% no segundo trimestre deste ano, culminando num crescimento anual de mais de 2%.

Enquanto as previsões apontam para que a economia portuguesa avance 1,8% em 2017, Mário Centeno está convicto que o valor será mais alto. Em entrevista à agência Reuters, o ministro das Finanças afirmou que está confiante que a economia avance mais de 3% no segundo trimestre deste ano, culminando num crescimento anual de mais de 2%.

“A mensagem do Governo é de que o crescimento económico é forte e sustentado e que está a acelerar”, declarou Mário Centeno. “A realidade é que estamos a convergir com a União Europeia, estamos finalmente a convergir.” Em termos homólogos, o segundo semestre irá registar um crescimento de “mais de 3%, dada a aceleração que estamos a observar”, e que, em termos anuais, “não há dúvida” que este será acima dos 2%.

 

Já ontem, em declarações à Bloomberg TV, o ministro das Finanças tinha afirmado que não ia rever em alta as projeções para o crescimento, mas que “estamos a olhar certamente para números melhores do que o esperado”. Centeno aproveitou também para descartar o cenário de renegociação de dívida após Portugal ter saído do Procedimento do Défices Excessivos.

No primeiro trimestre deste ano, a economia cresceu 2,8%, o melhor registo desde o quarto trimestre de 2007, tendo superado todas as estimativas dos analistas.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Centeno espera crescimento acima de 3% no segundo trimestre

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião