Montepio nega haver informação que justifique subida recorde

O banco enviou um comunicado à CMVM, onde diz que não encontra justificação para a recente escalada das ações. Estas avançaram 77% em dois dias.

Não há “qualquer informação privilegiada ou materialmente relevante” que justifique a escalada das ações do Montepio nos últimos dois dias. O esclarecimento é da própria Caixa Económica Montepio Geral (CEMG), através de um comunicado enviado à CMVM no final da tarde desta quarta-feira.

“Nos termos do artigo 248.º do Código dos Valores Mobiliários, a Caixa Económica Montepio Geral (CEMG) informa que não tem, nesta data, qualquer informação privilegiada ou materialmente relevante que, em seu entender, possa ter influenciado de forma sensível a cotação ou o volume de transações de Unidades de Participação representativas do Fundo de Participação da CEMG, nos termos verificados nos dias 30 e 31 de Maio de 2017, ou possa vir a influenciar essa mesma cotação ou volume de transações”, explica a instituição liderado por Félix Morgado.

Este esclarecimento acontece depois de as ações do Montepio terem disparado mais de 77% em apenas nas últimas duas sessões, um avanço que aparentemente não terá razões para acontecer, devido à ausência de notícias relevantes. Esta quarta-feira, as unidades de participação do Montepio fecharam a cotar nos 0,752 euros, o que representa uma valorização de 21,29% face à sessão anterior. Juntando essa subida à de 46% registada na sessão anterior, estende para 77,36%, o avanço acumulado em duas sessões. O título cota agora em máximos de agosto de 2015.

Certo é que esta valorização aparentemente inexplicada está já “debaixo do olho” do regulador da bolsa. A CMVM confirmou isso mesmo ao ECO na tarde desta quarta-feira. “A CMVM continua a acompanhar a negociação [do Montepio] em articulação com a Euronext e o emitente”, diz fonte oficial do regulador do mercado de capitais.

A CMVM questionou o Montepio logo no inicio desta escalada dos títulos, procurando saber se haveria alguma informação importante que estivesse para ser revelada ao mercado, mas o banco rejeitou a existência de tal comunicação. Ao ECO, fonte oficial do Montepio comentou a movimentação afirmando que “é o mercado a funcionar”.

(Notícia atualizada com mais informação às 20 horas)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Montepio nega haver informação que justifique subida recorde

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião