Revista de imprensa internacional
A Uber continua a sangrar dinheiro e perdeu o CFO, um ministro de Macron está a ser investigado por corrupção, Trump decide se fica fora do Acordo de Paris, e outras três notícias desta quinta-feira.
No dia em que se aguarda uma decisão oficial de Donald Trump sobre a permanência dos Estados Unidos no Acordo de Paris para o combate das alterações climáticas, a também controversa startup Uber faz cabeçalhos pelos seus prejuízos no primeiro trimestre de 2017 e saída do seu CFO, numa altura em que a empresa dirigida por Travis Kalanick já está abalada por escândalos. Um bónus histórico na City de Londres e um voo pioneiro a sair de Barcelona também estão nas notícias, assim como a investigação aberta contra um ministro de Emmanuel Macron e o tumulto interno no Governo em Atenas para procurar um acordo com as autoridades europeias. Leia aqui as seis notícias que marcam a atualidade mundial.
Business Insider
Uber perdeu 700 milhões e precisa de um novo CFO
O administrador financeiro da Uber vai deixar a empresa após um prejuízo de 708 milhões de dólares no primeiro trimestre de 2017. É uma perda menor do que a do último período de 2016, que foi de 991 milhões, mas continua a ser uma sangria significativa, escreve o Business Insider. Agora, entre escândalos de diferentes naturezas, a empresa tem de encontrar um novo CFO (Chief Financial Officer, em inglês) para dirigir as suas finanças, e estará à procura de um com experiência em empresas cotadas, o que pode assinalar uma intenção da empresa de fazer uma oferta pública inicial para breve. Leia a notícia completa no Business Insider. (Conteúdo em inglês / Acesso gratuito)
The Guardian
Bónus histórico de 180 milhões para quatro empresários da City
A empresa de engenharia Melrose Industries vai distribuir um prémio que é no total de 274 milhões de euros, 180 dos quais vão ser distribuídos entre apenas quatro empresários: os seus três cofundadores e o dirigente financeiro da empresa. A firma londrina acaba, assim, por pagar um dos bónus mais elevados da história da City, calculado com base no preço das ações nos últimos 40 dias. A Melrose Industries sublinhou que o bónus estava alinhado com o retorno para os investidores dos ganhos da empresa. Leia a notícia completa no The Guardian. (Conteúdo em inglês / Acesso gratuito)
The New York Times
Donald Trump deverá retirar EUA do Acordo de Paris
Esta quinta-feira o mundo aguarda o veredicto: Donald Trump vai mesmo, como se prevê, retirar os Estados Unidos do Acordo de Paris para combater as alterações climáticas através de medidas de redução das emissões de gases de efeito de estufa? Ao que tudo indica, o presidente dos Estados Unidos deverá anunciar hoje a decisão, provavelmente afirmativa, após uma quarta-feira caótica, em que certos porta-vozes da Casa Branca diziam que a decisão de sair estava tomada enquanto outros afirmavam que ainda decorriam deliberações. Leia a notícia completa no New York Times. (Conteúdo em inglês / Acesso condicionado)
El País
Companhias iniciam em Barcelona luta pelo low cost transatlântico
A Level e a Norwegian, duas companhias aéreas de viagens a baixo custo, vão começar a realizar voos transatlânticos para Los Angeles a partir de Barcelona. O primeiro voo da Level para os Estados Unidos a partir de Barcelona sai esta quinta-feira, com bilhetes a partir dos 162 euros, embora seja preciso pagar por todos os extras, desde bagagem no porão até ao acesso ao wi-fi. O preço de lançamento da empresa, pertencente à IAG, era mesmo de 99 euros por bilhete. Na Norwegian, vai ser possível atravessar o Atlântico pagando a partir de 174 euros. Leia a notícia completa no El País. (Conteúdo em espanhol / Acesso gratuito)
Kathimerini
Governo grego receoso perante hipótese de não haver acordo na dívida
Faltam duas semanas para a próxima reunião do Eurogrupo e Atenas está apreensiva. O Governo grego quer um acordo que inclua alívio da dívida, algo a que as autoridades europeias e o FMI não têm dado a resposta afirmativa necessária. De acordo com o jornal grego de língua inglesa Kathimerini, as autoridades europeias não planeiam mudar a proposta que fizeram, que não inclui um haircut nem uma renegociação da dívida grega, até à próxima reunião, o que está a provocar dificuldades internas em Atenas, já que o país precisa de desbloquear a próxima tranche de ajuda externa antes da data limite para um novo pagamento ao FMI. Leia a notícia completa no Kathimerini. (Conteúdo em inglês / Acesso gratuito)
Le Figaro
Ministro do Governo novo de Macron sob investigação por corrupção
A procuradoria de Brest decidiu abrir um inquérito contra o ministro da Coesão dos Territórios do novo Governo formado em França pelo primeiro-ministro nomeado por Emmanuel Macron. Richard Ferrand é suspeito de ter favorecido a sua própria empresa numa operação imobiliária quando dirigia as Mutualistas da Bretanha. O novo presidente francês, Emmanuel Macron, já saiu em defesa do seu recém-nomeado ministro. O inquérito fica nas mãos da polícia de Rennes. Leia a notícia completa no Le Figaro. (Conteúdo em francês / Acesso gratuito)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Revista de imprensa internacional
{{ noCommentsLabel }}