Estrelas da Premier League querem ser pagas como Gisele. Em euros

Há dez anos, Gisele Bündchen quis passar a ser paga em euros devido à queda do dólar. Agora, com a libra em queda livre por causa do Brexit, as estrelas das Premier League querem as notas do BCE.

A Premier League está com um problema. Os astros do futebol já não sentem o apelo das libras. Tal como aconteceu com a supermodelo brasileira Gisele Bündchen em 2007, também os jogadores do campeonato britânico preferem agora ser pagos em euros. A culpa é do Brexit, que atirou a moeda para mínimos.

Cliff Baty, o administrador financeiro da Premier League, revelou ao Financial Times (acesso pago) que a decisão do Reino Unido de sair da União Europeia, que levou a libra a registar uma forte queda nos mercados internacionais, afundando face ao euro, complicou a transferência de grandes nomes do futebol para Inglaterra.

“Foi um pouco complicado, no ano passado, quando estávamos a tentar contratar grandes jogadores e estes nos questionavam o pagamento em libras”, nota. “Muitos jogadores europeus querem ser, agora, pagos em euros, mas nós vivemos com libras… e gerir isso é um pouco complicado“, acrescentou o responsável.

A libra acumula uma queda de 2,5% face ao euro, este ano, estando a valer 1,145 euros. Chegou, em outubro, ao valor mais baixo em décadas, perante a perspetiva de uma grande crise económica na eventualidade de haver uma saída da União Europeia de forma brusca, sem ficarem salvaguardados vários acordos comerciais com a União Europeia.

A queda do dólar em 2007, que permitiu ao euro chegar a cerca de 1,60 dólares, levou, à data, a que várias estrelas mundiais começassem a afastar-se da divisa norte-americana. Esta movimentação ganhou maior expressão quando Gisele Bündchen anunciou que queria passar a ser paga em euros, procurando maximizar assim os seus cachets.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Estrelas da Premier League querem ser pagas como Gisele. Em euros

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião