África do Sul quer ficar com banco da Caixa

  • ECO
  • 1 Junho 2017

O Mercantile Bank está à venda, e um fundo estatal está interessado em comprá-lo à CGD para o usar de maneira a "promover empreendedores negros".

A Caixa Geral de Depósitos (CGD) pretende vender o banco que detém na África do Sul e, de acordo com o Jornal de Negócios desta quinta-feira, um dos interessados é o Estado sul-africano. O National Empowerment Fund (NEF), um fundo estatal para promover o empreendedorismo dos cidadãos negros, manifestou interesse em comprar o Mercantile Bank, da Caixa, há dois meses com esse objetivo: responder “à necessidade de promover empreendedores negros”.

A presidente do National Empowerment Fund, Philisiwe Mthethwa, disse numa audição parlamentar citada pelo Negócios que o banco seria comprado com fundos do NEF, de uma holding estatal e pelo encaixe gerado por uma oferta inicial de venda a investidores negros.

O Mercantile Bank seria útil para as autoridades sul-africanas por já estar devidamente licenciado e instalado no país, e o jornal relembra que este faz parte dos ativos que a Caixa se comprometeu com Bruxelas a vender. Questionado sobre este processo na apresentação dos resultados trimestrais do banco do Estado, Paulo Macedo, presidente da instituição, afirmou que “há processos a decorrer”, mas não deu mais detalhes.

Em comunicado, o Mercantile Bank referiu que a venda será feita com um processo “rigoroso e transparente” para ambos os países, e que tem havido “interesse significativo por parte de potenciais compradores”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

África do Sul quer ficar com banco da Caixa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião