Caos na British Airways. Alguém desligou uma ficha

  • Juliana Nogueira Santos
  • 2 Junho 2017

O incidente que levou ao cancelamento de voos e ao caos nos aeroportos britânicos terá sido causado por um trabalhador externo e não por uma falha do equipamento.

Os problemas informáticos que afetaram mil voos da British Airways durante o último fim de semana resultaram de erro humano e não de uma falha do equipamento. A notícia é avançada pelo jornal britânico The Times que cita as conclusões da investigação aberta após o incidente que levou ao cancelamento de voos e ao caos nos aeroportos de Heathrow e Gatwick.

Segundo o relatório, a unidade de fornecimento de energia em causa estava a funcionar em perfeitas condições, mas, por falha de um funcionário, terá sido desligada inadvertidamente, congelando todos os sistemas informáticos da companhia. Este incidente acontece depois da British Airways ter dispensado centenas de funcionários do setor de informática, para recorrer a serviços de outsourcing.

Recorde-se que, em apenas dois dias, a companhia britânica cancelou quase todos os voos, deixando cerca de 75.000 passageiros em terra. Para além disto, a bagagem de muitos dos afetados não foi devolvida, originando uma grande quantidade de queixas, apresentadas à companhia e às autoridades reguladoras.

Entre compensações e negócios perdidos, estima-se que os custos deste incidente ascendam aos 100 milhões de euros. Ainda assim, a companhia não vai pagar compensações completas aos afetados.

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