Chrome vai filtrar anúncios abusivos

  • Juliana Nogueira Santos
  • 2 Junho 2017

A pensar nas publicações têm na publicidade uma fonte de rendimento, a Google lança um filtro de anúncios em alternativa aos populares bloqueadores.

Se não podes vencê-los, junta-te a eles. A Google seguiu a velha máxima e planeia juntar-se aos bloqueadores de publicidade para “limpar” a internet, construindo o seu próprio filtro. A notícia já tinha sido avançada em abril pelo The Wall Street Journal e foi agora confirmada por Sridhar Ramaswamy, vice-presidente da Google para a publicidade, através de uma publicação no blog da tecnológica.

Esta ferramenta, que será incorporada no navegador da tecnológica Chrome, não vai bloquear todos os anúncios, como acontece com as extensões já existentes, mas apenas aqueles que sejam considerados irritantes ou abusivos, tais como vídeos com reprodução automática ou separadores que ocupem todo o ecrã. “Acreditamos que os anúncios online devem ser melhores”, escreveu Ramaswamy.

Assim, e para ajudar as publicações que têm na publicidade uma fonte de rendimento, a tecnológica vai disponibilizar um analisador de sites, que vai avisar os criadores de conteúdo se a sua publicidade cumpre ou não as regras. Estas foram definidas por um grupo de empresas chamado Coalition for Better Ads — em português, algo como Aliança por Melhores Anúncios — do qual faz parte a Google, Facebook, News Corp., entre outros.

Ferramenta de análise da Google em funcionamento.

Segundo o administrador da tecnológica, este será um passo necessário para limpar a web e tornar a experiência do utilizador muito mais apelativa e funcional. Além disto, continua a ter em conta as publicações, dando-lhes uma possibilidade de continuar a retirar lucro das publicidades.

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