Bolsa de Londres lidera ganhos na Europa. Cenário de “soft Brexit” anima investidores

Os principais índices bolsistas da Europa seguem em alta, com o britânico a liderar as subidas. Investidores estão a apostar que o resultado eleitoral do Reino Unido dite um "soft Brexit".

Os investidores não parecem estar preocupados com o resultado das eleições gerais no Reino Unido, que ditam a perda da maioria do partido de Theresa May no Parlamento britânico. Antes pelo contrário. Apesar de o valor da libra ter derrapado no seguimento das primeiras projeções, com perdas acima de 2%, os mercados acionistas do Velho Continente, pelo contrário, reagiram em alta. Neste arranque de sessão, os principais índices bolsistas europeus arrancam com ganhos, que são mesmo encabeçados pelo índice britânico. Este avança 0,47%, mas já esteve a valorizar mais de 1%, com os investidores a apostarem num “soft Brexit“, um cenário bem mais amigo dos mercados.

O FTSE 100 avança 0,47%, para os 7.485,36 pontos, suportado pelo avanço dos títulos das exportadoras, um dos setores mais ameaçados pela possibilidade de um “hard Brexit”, cenário que parece agora estar mais distante. A perda de maioria no Parlamento de Theresa May significa que esta possui menos margem de manobra para negociar uma “saída dura” da União Europeia, já que vai necessitar de suporte da oposição nas negociações com Bruxelas. O jogo pode mesmo mudar, tendo em conta que o seu opositor do Partido dos Trabalhistas, Jeremy Corbyn, já revelou a intenção de formar uma maioria que o permita governar. Tal sugere que o Reino Unido será incapaz de conseguir reunir consensos a tempo de cumprir com o prazo de duas semanas que ditam o arranque das negociações com a União Europeia.

“Uma vitória minoritária dos Conservadores ou um resultado indefinido aumentaria, segundo alguns investidores, a incerteza política mas por outro lado aumentaria a probabilidade de uma postura mais conciliante do Reino Unido no processo de saída da UE, a denominada soft Brexit”, diz o BPI no seu diário de bolsa.

Ainda antes da abertura dos mercados, já se começava a reunir algum consenso de que os mercados acionistas não seriam penalizados pelo resultado das eleições do Reino Unido. “Apesar de se estar a assistir a uma elevada volatilidade da libra, são fracas as perspetivas de que se estenda aos mercados de uma forma abrangente”, dizia Ray Attril, responsável pela estratégia cambial do National Australia Bank.

No resto da europa, o Dax alemão avança 0,23%, para os 12.743,34 pontos, enquanto o CAC francês soma 0,32%, para os 5.281,15 pontos. Por sua vez, o Ibex espanhol progride 0,14%, para os 10.968,1 pontos. A praça lisboeta segue no mesmo sentido, com um avanço de 0,13%, para os 5.247,17 pontos.

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Bolsa de Londres lidera ganhos na Europa. Cenário de “soft Brexit” anima investidores

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião