FMI sobe estimativas, mas deixa alertas à China

  • Lusa
  • 14 Junho 2017

O FMI diz que a China tem de acelerar o processo de reformas estruturais. Só assim conseguirá consolidar o crescimento da economia que deverá ser de 6,7% este ano.

O Fundo Monetário Internacional (FMI) urgiu a China a acelerar o processo de reformas estruturais, especialmente no setor financeiro e nas empresas estatais, de forma a consolidar o seu crescimento económico. Isto ao mesmo tempo que reviu em alta as suas projeções para o PIB.

No relatório anual sobre a conjuntura na segunda maior economia do mundo, em que reviu em alta o crescimento esperado de 6,6% para 6,7% em 2017, o FMI insistiu também na importância de fomentar o consumo privado como motor económico, em detrimento do investimento público.

“Apesar da redução de alguns riscos a curto prazo, o progresso de reformas deve acelerar para assegurar a estabilidade a médio prazo e reduzir o risco de que a atual trajetória da economia possa levar a um ajuste duro“, assinala a instituição em comunicado.

A mesma nota refere que Pequim tomou medidas “cruciais” e destaca o abrandamento do endividamento das empresas, devido à reestruturação destas e redução do excesso de capacidade de produção.

O FMI constata ainda que o risco da bolha no setor imobiliário “está a ser contido” e que foi reduzido o número de habitações por vender.

O documento refere, no entanto, que fazem falta mais medidas para assegurar a continuação do crescimento da economia chinesa, que se fixou em 6,9%, no primeiro trimestre deste ano, em termos homólogos, após atingir os 6,7%, em 2016.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

FMI sobe estimativas, mas deixa alertas à China

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião