Espanha perde 1.100 milhões com “resgate” a outro banco

  • ECO
  • 27 Junho 2017

Desaparece mais um banco em Espanha. O Bankia vai absorver o Banco Mare Nostrum numa operação que deverá apresentar custos para os contribuintes.

O Estado espanhol vai perder 1.100 milhões de euros com a operação de fusão por absorção do Banco Mare Nostrum por parte do nacionalizado Bankia, numa nova operação de assistência a um banco em Espanha depois de o Santander ter adquirido o problemático Popular por um euro.

Os conselhos de administração dos dois bancos estiveram reunidos esta segunda-feira e aprovação uma operação que avalia o Banco Mare Nostrum em 825 milhões de euros e que permitirá que os acionistas deste banco recebam uma ação do Bankia por cada 7,82 ações da instituição que agora desaparece.

Em resultado disso, os acionistas do Banco Mare Nostrum passam a deter 6,67% do Bankia.

De acordo com o El Pais (acesso livre / conteúdo em espanhol), com esta avaliação, o Estado recebe pela sua participação no Banco Mare Nostrum ações do Bankia avaliadas em 536 milhões de euros. Ou seja, significa que os cofres públicos recuperam provisoriamente menos de um terço dos 1.645 milhões de euros que injetaram no Banco Mare Nostrum, a entidade financeira que resultou da fusão do Caja Murcia, Caixa Penedès, SA Nostra e Caja Granada.

Contas feitas, o Estado perde cerca 1.100 milhões de euros, embora a recuperação final dependa do preço a que as ações do Bankia vão ser vendidas após esta operação.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Espanha perde 1.100 milhões com “resgate” a outro banco

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião