UE avalia apoio a Portugal e Espanha por causa dos incêndios

Os incêndios em Portugal vão estar em discussão no Parlamento Europeu. Na próxima quarta-feira vão discutir-se as medidas de prevenção e a resposta da União Europeia.

Os incêndios que deflagraram em Portugal a semana passada e em Espanha, na região de Huelva e do parque natural de Doñana, vão a debate em Bruxelas. O Parlamento Europeu vai discutir na próxima quarta-feira os mecanismos de proteção civil, prevenção e as soluções para estas calamidades.

São três os tópicos que vão guiar o debate de quarta-feira. Em primeiro lugar, vai ser considerada a hipótese do défice dos países afetados pelos fogos não incluir as despesas no combate às chamas e da respetiva recuperação. Vai ser ainda definida a forma mais rápida de disponibilizar as verbas do Fundo de Solidariedade da UE. A estratégia europeia para as florestas também sofrerá uma revisão.

Numa visita a Portugal na última segunda-feira, um dos quarto vice-presidentes da Comissão Europeia, Jyrki Katainen, anunciou que a CE dispõe de “todos os meios e mecanismos” para ajudar Portugal, e declarou ainda uma disponibilidade de comparticipação de até 95% de fundos estruturais para quaisquer “necessidades de construção” após os incêndios.

Em Portugal, arderam 53 milhares de hectares de floresta e morreram 64 pessoas.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

UE avalia apoio a Portugal e Espanha por causa dos incêndios

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião