Petróleo acelera. Brent negoceia perto dos 50 dólares

O petróleo continua a recuperar nos mercados internacionais esta segunda-feira. O Brent está cada vez mais perto de atingir os 50 dólares por barril.

As empresas que produzem petróleo nos Estados Unidos estão a explorar menos poços de petróleo. Há 24 semanas que tal não acontecia, segundo a Bloomberg. Os sinais de que os stocks estão a reduzir-se nos EUA deram um impulso mais forte ao petróleo para recuperar, mesmo com a preocupação junto dos membros da OPEP. Esta segunda-feira o Brent está perto de atingir os 50 dólares. Já o WTI está a transacionar para lá dos 45 dólares.

O Brent avança esta segunda-feira de tarde 1,48% para os 49,50 dólares por barril, muito perto dos 50 dólares. Já o West Texas Intermediate, negociado nos EUA, está a valorizar 1,72% para os 46,84 dólares.

Os dados da Baker Hughes, divulgados na sexta-feira, mostravam que a exploração de poços de petróleo diminuiu em abril. “Uma descida surpresa da produção em abril nos Estados e os poços de petróleo na semana passada aliviaram as preocupações relativas ao aumento muito agressivo da produção de crude nos EUA”, refere o analista da UBS, Giovanni Staunovo, à Bloomberg.

O analista assinala que o cumprimento do acordo da OPEP e menos inventários de petróleo nos EUA irão fazer aumentar os preços do petróleo nas próximas semanas. É isso que está a acontecer já esta segunda-feira com a continuada recuperação do preço do barril nos dois lados do Atlântico. A Bloomberg escreve que esta é a maior série de ganhos para o petróleo este ano.

Apesar da recuperação na semana passada, o petróleo em Londres e Nova Iorque registou perdas em junho. Os receios dos investidores não estão apenas focados nos EUA, mas também na Líbia. O país, que é membro da OPEP (Organização dos Países Exportadores de Petróleo), está a produzir cada vez mais, tendo atingido um milhão de barris por dia pela primeira vez em quatro anos. Mas não só: também Angola e a Arábia Saudita aumentaram a produção.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Petróleo acelera. Brent negoceia perto dos 50 dólares

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião