Preços na produção industrial sobem mais em Portugal

  • Cristina Oliveira da Silva
  • 4 Julho 2017

Face a maio de 2016, os preços aumentaram 4,3% em Portugal, acima da média europeia. Em comparação mensal, o indicador caiu 0,4%, acompanhando o registo da União Europeia e zona euro.

Os preços na produção industrial aumentaram em comparação homóloga, mas caíram em termos mensais, avançam os dados do Eurostat divulgados esta terça-feira. Em maio, face ao mesmo mês de 2016, o indicador avançou 3,7% na União Europeia e 3,3% na zona euro. Por cá, a subida foi mais significativa: 4,3%.

Já em termos mensais, os preços na produção industrial caíram 0,4% na União Europeia e na zona euro, com Portugal a registar exatamente o mesmo recuo, depois de uma estabilização em abril.

A quebra mensal na zona euro é justificada com a descida de 1,3% nos preços no setor da energia e de 0,1% para os bens intermédios, mantendo-se estáveis para bens de consumo duradouros e aumentando 0,1% nos bens de capital e 0,2% nos bens de consumo não duradouros.

Em termos mensais, as maior descida foi sentida na Grécia (-1,9%) enquanto a Eslovénia registou a subida mais significativa (0,4%). Já em comparação homóloga, os destaques seguem para o Luxemburgo (com a maior queda, de 3%) e Bélgica (com um crescimento de 9%).

Os preços da indústria são um barómetro da evolução da inflação, que no caso da zona euro, é seguida de perto pelo Banco Central Europeu de forma a ajustar a sua política monetária à evolução deste indicador cujo controlo consiste no seu mandato principal.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Preços na produção industrial sobem mais em Portugal

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião